Os Professores e a Gestão do Currículo

Perspectivas e Práticas em Análise

ISBN: 978-972-0-34729-9
Edição/reimpressão: 05-2002
Editor: Porto Editora
Código: 34729
Coleção: Cidine
ver detalhes do produto
14,20€ I
11,36€ I
-20%
PORTES
GRÁTIS
COMPRAR
-20%
PORTES
GRÁTIS
14,20€ I
11,36€ I
COMPRAR
I 20% DE DESCONTO IMEDIATO
I Esgotado ou não disponível
I PORTES GRÁTIS

SINOPSE

As questões curriculares constituem um eixo central nas preocupações dos sistemas educativos actuais, confrontados com a diversificação dos públicos escolares e com a premência de melhorar a qualidade da educação, com a aceleração dos processos de mudança em ligação com o desenvolvimento rapidíssimo das tecnologias da comunicação e a emergência da chamada sociedade do conhecimento.
Que ensinar na escola actual? Porquê e para quê? A quem se ensina e como, assegurando formas diversas mas visando desempenhos idênticos? - eis algumas das problemáticas curriculares com que os professores e as escolas se defrontam no seu quotidiano, e a que a investigação curricular vem dando cada vez mais relevo.

Analisar estas questões implica cruzá-las com duas outras dimensões centrais da evolução da educação nos nossos dias - a reconceptualização da profissionalidade docente e o deslocamento do centro de decisões educativas para as escolas, em termos de autonomia traduzida em práticas e projectos curriculares contextualizados.

Requer-se assim uma reformulação das concepções de currículo que passa por desconstruir o conceito e a prática do currículo como normativo programático, para o reconstruir pela definição de aprendizagens essenciais comuns, em articulação com projectos diferenciados que permitam tornar significativas as aprendizagens curriculares.

É sobre este núcleo de questões - que constituem o marco de referência da investigação curricular e das políticas educativas actuais - que este livro se debruça, oferecendo um conjunto de análises e reflexões desenvolvidas ao longo dos últimos anos, no sentido do aprofundamento do debate curricular com todos os actores nele envolvidos, particularmente os professores que são quem diariamente constrói e reconstrói o currículo.


Colecção CIDInE

Dirigida pelos Professores Doutores José Tavares e Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro, esta colecção, sucedânea das Edições CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), tem como objectivo a publicação de livros na área de formação dos profissionais da Educação.

Ver Mais

DETALHES DO PRODUTO

Os Professores e a Gestão do Currículo
ISBN: 978-972-0-34729-9
Edição/reimpressão: 05-2002
Editor: Porto Editora
Código: 34729
Coleção: Cidine
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
Maria do Céu Roldão é doutorada em currículo e desenvolvimento curricular, com agregação em Teoria curricular, e é docente e investigadora nessa área. Nos últimos anos a sua atividade profissional desenvolveu-se na FEP e no CEDH da Universidade Católica Portuguesa e em consultorias na área educativa, nomeadamente no Ministério da Educação. Tem numerosas publicações, nacionais e internacionais, no campo do Currículo, Profissionalidade e Formação Docente.
Ver Mais

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK