Edições Escolares

Acompanhamos o dia a dia
de muitas gerações de portugueses

A Porto Editora é líder no mercado da edição de livros escolares.

Desde 1944, ano de fundação da empresa, a Porto Editora dedica-se à publicação de edições nas áreas da Educação e Referência, incluindo manuais escolares, auxiliares de ensino e conteúdos digitais. Tendo aperfeiçoado os seus processos ao longo dos anos, a Porto Editora orienta-se por uma exigência de rigor, qualidade editorial, inovação, dinamismo e sustentabilidade. Estes valores permitem que o trabalho do Grupo Porto Editora seja distinguido pela sua importância e qualidade junto das comunidades académica e científica, incluindo professores, pais, alunos e público em geral.

O reconhecimento associa-se a uma responsabilidade social que faz com que a Porto Editora estabeleça parcerias privilegiadas com diversos agentes que se dedicam à investigação e estudo de diferentes áreas do conhecimento. Estas relações de colaboração mútua permitem a disponibilização de um catálogo completo com um vasto número de edições de qualidade, reconhecidas pelos mais diversos ramos do conhecimento científico e técnico.

O processo de produção de um livro escolar abrange uma vasta equipa que inclui autores, editores, consultores científicos e pedagógicos, revisores, ilustradores, programadores e paginadores. Estes profissionais, altamente qualificados e especializados, desenvolvem um trabalho exigente, complexo e de enorme responsabilidade, articulado com um investimento permanente nas áreas da investigação e desenvolvimento levado a cabo pela editora.

No início do século XXI, a Areal Editores (em 2001) e a Lisboa Editora (em 2002, atual Raiz Editora) – ambas editoras escolares de reconhecida qualidade – passam a integrar o então criado Grupo Porto Editora, mantendo as suas estruturas e quadros, e o crescimento das editoras desde então tem sido significativo.

A internacionalização do Grupo Porto Editora era uma ambição inicial do seu fundador, Vasco Teixeira, e abrangeu também a área escolar. Tendo-se iniciado nos anos 90, o processo de internacionalização consolida-se com a criação das empresas Plural Editores Moçambique (2002), Plural Editores Angola (2005) e Plural Editores Timor-Leste (2014). Simultaneamente, a Porto Editora aposta também no desenvolvimento de edições dedicadas ao Ensino de Português no Estrangeiro em países de forte diáspora portuguesa, permitindo um contacto com a língua portuguesa enquanto língua não materna e estrangeira.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK