A nossa história
79 anos a fazer parte da vida
de milhões de portugueses
A Porto Editora é a casa-mãe do maior grupo editorial português e distingue-se pela qualidade do trabalho que desenvolve nas diferentes áreas editoriais - da área escolar à literatura - orientado pelos seus valores de rigor, responsabilidade, proximidade, excelência e inovação.
Desde a sua fundação, em 1944, a empresa dedica-se à publicação de livros e outros produtos direcionados para as áreas da Educação e Referência. A qualidade e a importância do seu trabalho podem ser medidas pelo elevado índice de reconhecimento junto das comunidades académica e científica, dos professores, alunos e público em geral.
A Porto Editora é parceira privilegiada de diferentes agentes que se dedicam à investigação e ao estudo nas várias áreas do conhecimento. Estas relações de cooperação refletem-se num catálogo com um vasto número de edições dedicadas aos mais diversos ramos do conhecimento científico e técnico.
No início do século XXI, a Porto Editora adquiriu a totalidade do capital social de duas editoras escolares de reconhecida qualidade – a Areal Editores e a Lisboa Editora (atual Raiz Editora). A organização e os quadros destas duas empresas foram mantidos, na generalidade, e facilmente integrados na estrutura do que passou a ser conhecido como o Grupo Porto Editora, do qual já fazia parte, desde a década de 50, o Bloco Gráfico.
O grande passo para a internacionalização
Os primeiros anos deste século foram também importantes para a internacionalização do Grupo Porto Editora, uma ambição inicial do seu fundador, Vasco Teixeira. Iniciado nos pretéritos anos 90, este processo conheceu um avanço significativo e consolidou-se com a criação das empresas Plural Editores Moçambique (2002), Plural Editores Angola (2005) e Plural Editores Timor-Leste (2014). Simultaneamente, a empresa aposta também no desenvolvimento de edições dedicadas ao Ensino de Português no Estrangeiro em países onde a comunidade portuguesa tem uma representação expressiva permitindo um contacto com a língua portuguesa enquanto língua não materna e estrangeira.
A diversificação editorial com a entrada na área literária
Em 2006, o portefólio da Porto Editora, que já se apresentava bastante abrangente e diversificado, alarga-se à área da literatura. Com edições de ficção, não ficção e infantojuvenis, a atividade editorial do Grupo Porto Editora, atualmente, engloba os catálogos do Grupo Bertrand Círculo – adquirido em 2010 – (com as chancelas ArtePlural, Bertrand, Contraponto, Gestão Plus, Pergaminho, Quetzal Editores, 11x17 e ainda o Círculo de Leitores e a Temas e Debates) e as chancelas da Porto Editora, que incluem a Albatroz, a Assírio & Alvim, a Coolbooks, a Ideias de Ler, a Sextante Editora, a Livros do Brasil e, claro, a própria Porto Editora.
O investimento em infraestruturas de distribuição
Com o crescimento sustentado do grupo editorial, quer a nível nacional quer internacional, tornou-se imperativo criar novas infraestruturas que respondam aos desafios do mercado. Para tal, em 2010, é inaugurado o novo centro logístico do Grupo Porto Editora, na Maia, onde já funcionava o Bloco Gráfico, desde 2000. As novas instalações industriais estão dotadas de armazéns robotizados e linhas automáticas de embalamento e etiquetagem que agilizam o processo de impressão e armazenamento.
A aposta pioneira no mundo digital
A emergência das novas tecnologias evidenciou um dos traços característicos da Porto Editora: o seu espírito inovador e pioneiro. Foi uma das primeiras empresas a integrarem soluções tecnológicas no processo editorial e, mais importante ainda, desde cedo assumiu a liderança na edição multimédia. Produtos como a Infopédia (a maior base de conteúdos educativos e culturais em Língua Portuguesa), a Escola Virtual (primeira plataforma de e-learning direcionada para os ensinos Básico e Secundário) e a Diciopédia (um produto multimédia lançado em 1997, atualizado todos os anos até à sua última edição, em 2009) são exemplos do trabalho ímpar que a Porto Editora desenvolve na produção de conteúdos educativos e culturais em suporte digital. Em 2008 ocorre a transformação da Webboom.pt (uma livraria virtual, lançada em 1999, que se constitui como a principal referência no nosso país) em WOOK.pt.
As iniciativas de promoção da leitura e dinamização da língua portuguesa...
A Porto Editora tem promovido várias iniciativas que permitem um maior contacto da sociedade com os livros, as palavras e a escrita. A PALAVRA DO ANO®, lançada em Portugal em 2009 e em Angola e Moçambique em 2016, tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados.
Com o intuito de fomentar o gosto pela leitura e estimular o pensamento crítico, a Porto Editora lançou, em 2011, o Porto de Encontro (um ciclo de conversas com escritores que acontece todos os meses na cidade do Porto, com entrada gratuita) e, em 2015, a Viagem Literária (uma iniciativa que contribui para a democratização e descentralização do acesso à cultura e que percorre cidades de todo o país, levando os escritores ao encontro dos seus leitores).
Em 2017, o Instituto Camões, I.P. atribuiu o estatuto de Empresa Promotora da Língua Portuguesa, fruto do trabalho desenvolvido pela Porto Editora na promoção da língua portuguesa além-fronteiras, nomeadamente através do projeto Português Mais Perto, dedicado à aprendizagem de Português no estrangeiro, mas também através do investimento que é feito nos países de língua oficial portuguesa, como Angola, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
… e o investimento na literacia das novas gerações
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, a Porto Editora lança, em 2015, a LITERACIA 3D: um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com o intuito de avaliarem as suas competências nas áreas Leitura, Matemática e Ciência. A partir da sua terceira edição, em 2017-2018, avalia também o Inglês, fruto de uma parceria com a Cambridge Assessment English, passando a designar-se LITERACIA 3Di. Com esta iniciativa, a Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.
A próxima página
Em 2010, regista-se um marco importante na nossa história: uma nova imagem institucional, um novo posicionamento e, sobretudo, uma nova forma de nos relacionarmos com os diferentes públicos. Hoje estamos cada vez mais presentes na vida das pessoas, abrindo horizontes à educação, à cultura, ao lazer, às ideias, à imaginação e à inovação.
Consigo, com todos os leitores, vamos escrever os próximos capítulos da nossa história.