1940

1944

Porto Editora é fundada por um grupo de académicos, entre os quais se encontra Vasco Teixeira.

Ver Mais Ver Menos
1944

Vasco Teixeira, o elemento mais jovem do grupo, é designado para dirigir a empresa. Acumula a gestão da editora com a docência de Química na Universidade do Porto.

Professor Vasco Teixeira

      1944

O primeiro logótipo
Porto Editora

O primeiro logótipo Porto Editora

 1944

As primeiras livrarias Porto Editora.
Aquisição da Bloco Gráfico, instalada
na Rua Alberto Aires Gouveia, no Porto.

As primeiras livrarias Porto Editora

1944

Livraria na Rua da Fábrica abre ao público a 3 de setembro, dia do 28.º aniversário de Vasco Teixeira

1948

Nova livraria
e serviços
administrativos
na Praça de
D. Filipa de
Lencastre,
no Porto

Praça de D. Filipa de Lencastre, no Porto
1950
Redesign do logótipo Porto Editora

1950

Redesign do logótipo
Porto Editora 

1952

1.ª Edição de Dicionário da
Língua Portuguesa Porto Editora

Ver Mais Ver Menos
1952

A 1.ª edição do Dicionário da Língua Portuguesa Porto Editora é elaborada por dois professores de português, J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo.

1.ª Edição de Dicionário da língua Portuguesa Porto Editora
Array

1952

1.ª Edição de Os Lusíadas, de
Emanuel Paulo Ramos 

História da Literatura Portuguesa |1.ª Edição

1954

História da Literatura Portuguesa
1.ª Edição de Óscar Lopes
e António José Saraiva

1956

Dicionário de Português
Porto Editora | 2.ª Edição

Ver Mais Ver Menos
1956

Publicada em 1956, a equipa foi constituída por vários colaboradores de diferentes áreas de especialidade. 

Dicionário de Português Porto Editora | 2.ª Edição

1956

Em julho, mudança da Bloco Gráfico
para as instalações na Rua da Restauração, no Porto

1960
Redesign do Logótipo Porto Editora, 1960

1960

Redesign do logótipo
Porto Editora
 

1960

A fachada da Livraria na Praça de D. Filipa
de Lencastre, no Porto, em 1960

Livraria Praça D. Filipa de Lencastre, 1960
Livraria Rua da Fábrica

1964

A fachada da Livraria na Rua da Fábrica, no Porto, em 1964

1967

A fachada da Livraria na Praça de D. Filipa de Lencastre, no Porto, em 1967

Livraria Praça D. Filipa de Lencastre, 1967
1980

    1984

Redesign do logótipo
Porto Editora 

Novo Redesign do Logótipo Porto Editora, 1984
1980

1994

50 Anos - 7.ª edição do Dicionário Editora da Língua Portuguesa

Ver Mais Ver Menos
1994

Uma edição especial para assinalar o aniversário da Porto Editora.

7.ª edição do Dicionário Editora da Língua Portuguesa
Dicionário Básico da Língua Portuguesa em disquete

1994

Dicionário Básico da Língua Portuguesa em disquete

1996

Dicionário PRO da Língua Portuguesa em CD-ROM

Dicionário PRO da Língua Portuguesa em CD-ROM
Lançamento da Diciopédia

1997

Lançamento da Diciopédia

Ver Mais Ver Menos
1997

Diciopédia surgiu como a primeira enciclopédia multimédia em Língua Portuguesa, e tornou-se no produto mais premiado e vendido da história do multimédia em Portugal.

Lançamento da livraria online Webboom.pt

    1999

Lançamento da livraria
online Webboom.pt,
a primeira em língua
portuguesa

2000
2000

2000

Inauguração das novas instalações da Bloco Gráfico na Maia

Ver Mais Ver Menos
2000

Um passo fundamental para dar continuidade ao crescimento da Porto Editora, na antecamara do investimento em novas editoras e na internacionalização.

Dicionários WAP

2000

Dicionários com a tecnologia WAP

Ver Mais Ver Menos
2000

A Porto Editora foi pioneira ao disponibilizar dicionários através da tecnologia WAP que permitia o acesso à Internet a partir de dispositivos móveis.

2001

Porto Editora adquire Areal Editores

Porto Editora adquire Areal Editores.
Porto Editora adquire Areal Editores.

2002

Lisboa Editora, atualmente Raiz Editora, passa a integrar o Grupo Porto Editora

2002

Abertura da
Plural Editores Moçambique

Ver Mais Ver Menos
2002

Com a abertura da subsidiária em Moçambique, o Grupo Porto Editora abre uma nova fase de internacionalização da sua atividade, privilegiando os países de língua portuguesa.

Plural Editores Moçambique
Lançamento de Infopedia.pt

2003

Lançamento de Infopedia.pt,
a maior base de conteúdos
educativos e culturais online
em Língua Portuguesa

2004

Grande Dicionário da Língua Portuguesa, obra de referência que assinala o 60.º aniversário da Porto Editora

Grande Dicionário da Língua Portuguesa

2005

Lançamento da Escola Virtual,
a primeira plataforma de e-learning
com conteúdos curriculares, do 1.º ano
12.º ano, em Língua Portuguesa

Ver Mais Ver Menos
2005

Animações, vídeos, locuções, simulações e exercícios tornam o processo de aprendizagem mais envolvente e intuitivo, permitindo igualmente testar e avaliar os conhecimentos de forma dinâmica e imediata.

Lançamento da Escola Virtual
Abertura da Plural Editores Angola

2005

Abertura da
Plural Editores Angola

Ver Mais Ver Menos
2005

O Grupo Porto Editora dá mais um passo importante na sua internacionalização, fortalecendo os laços com falantes de português de outros países.

Webboom.pt evolui para WOOK.pt

2008

Webboom.pt evolui para WOOK.pt

2008

1.ª edição do Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas | Porto Editora

conto infantil ilustrado
Palavra do Ano

2009

Palavra do Ano

Ver Mais Ver Menos
2009

Uma iniciativa que se tornou marcante, conquistando o seu lugar privilegiado no calendário dos portugueses.

Nova imagem institucional

                                2010

Aquisição da Sextante
Editora reforça aposta
na ficção e não ficção

Aquisição da Sextante Editora

  2010

Novo centro logístico
do Grupo, na Maia

Ver Mais Ver Menos
2010

O novo centro é dotado de armazéns robotizados e linhas automáticas de embalagem e etiquetagem, dedicados à manipulação e distribuição dos vários materiais comercializados pelo Grupo Porto Editora.

Novo centro logístico do Grupo, na Maia.
Aquisição do Grupo Bertrand Círculo

  2010

Aquisição do Grupo Bertrand Círculo

Ver Mais Ver Menos
2010

Os ativos da Bertrand e do Círculos de Leitores estavam nas mãos de um grande grupo alemão. Com a compra por parte da Porto Editora, todo aquele capital editorial e livreiro passou a ser 100% português.

Porto de Encontro

2011

1.º Porto de Encontro 

Ver Mais Ver Menos
2011

O primeiro de muitos ciclos de conversas com dezenas de escritores convidados promovido e oferecido à cidade do Porto pela Porto Editora.

2011

Dicionários no
formato app

Ver Mais Ver Menos
2011

Aplicações para iOS, Android e Windows que são um auxiliar de trabalho imprescindível porque permitem uma consulta rápida e fluída de diversos dicionários atualizados.

Dicionários no formato app
Assírio & Alvim integra Grupo Porto Editora

2011

Assírio & Alvim integra Grupo Porto Editora 

Ver Mais Ver Menos
2011

Um acordo de parceria na edição e distribuição que evolui para uma plena integração no Grupo, com vista a preservar e dar um novo fôlego a um dos mais prestigiados projetos editoriais portugueses. 

2012

Lançamento do eWook Reader

Ver Mais Ver Menos
2012

Um leitor próprio multiplataforma que permite a leitura de eBooks no browser, independentemente do dispositivo e do sistema operativo, e que também permite a leitura offline.

Lançamento do eWook Reader
As herdeiras de José Saramago escolhem a Porto Editora para editar e promover a obra literária de José Saramago.

  2014

As herdeiras de José Saramago escolhem
a Porto Editora para editar e promover
a obra literária de José Saramago em Portugal

2014

Valter Hugo Mãe integra o catálogo Porto Editora

Valter Hugo Mãe integra o catálogo Porto Editora
Coolbooks

2014

Surge a Coolbooks

Ver Mais Ver Menos
2014

A primeira chancela exclusivamente digital que tem como objetivo dar a conhecer novos autores de língua portuguesa

Herberto Helder integra, a seu pedido, o catálogo da Porto Editora

2014

Herberto Helder integra, a seu pedido,
o catálogo da Porto Editora com a publicação
do inédito A Morte Sem Mestre

2014

Abertura da
Plural Editores Timor-Leste

Plural Editores Timor-Leste

2014

Novo site da Infopédia, a maior enciclopédia multimédia online em língua portuguesa

Ver Mais Ver Menos
2014

A Infopédia passou a ter um design responsive e conta, atualmente, com 22 dicionários da Porto Editora.

Novo site da Infopédia
Relançamento Livros do Brasil

2015

Relançamento Livros do Brasil,
um dos mais importantes selos
editoriais portugueses

Ver Mais Ver Menos
2015

O vasto catálogo inclui grandes obras da literatura clássica e autores como André Malraux, Albert Camus, John Steinbeck, Pearl Buck e Ernest Hemingway.

2015

Viagem Literária: de norte
a sul, do litoral ao interior,
passando pelas ilhas,
a caravana literária
percorre as cidades do país
para fomentar o gosto pela
leitura e pelo pensamento

Viagem Literária
LITERACIA 3D

2015

Arranque da iniciativa LITERACIA 3D

Ver Mais Ver Menos
2015

Um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências nas áreas da leitura, matemática e ciência.

2015

Colaboração com a Plataforma de Apoio aos Refugiados

Ver Mais Ver Menos
2015

Porto Editora colabora com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, disponibilizando kits de aprendizagem da língua portuguesa.

Porto Editora colabora com a Plataforma de Apoio a Refugiados
Novo site WOOK

2016

Novo site WOOK, a maior livraria online em Portugal

Ver Mais Ver Menos
2016

A WOOK passou a ter um design responsive e com novas funcionalidades, permitindo uma navegação mais rápida e fluída.

2016

Novo eWook Reader

Novo eWook Reader

2016

Manuais Híbridos

Ver Mais Ver Menos
2016

Uma nova dimensão de utilização e exploração do manual escolar tradicional, associando-lhe recursos multimédia criados especificamente para o efeito e que são facilmente acessíveis por telemóvel.

Manual Híbrido
Palavra do Ano

2016

Palavra do Ano chega a Angola e Moçambique

LITERACIA 3Di

2017

LITERACIA 3Di – Matemática, Ciência, Leitura e Inglês em avaliação

Ver Mais Ver Menos
2017

O desafio pelo conhecimento passa a avaliar também as competências de Inglês, através de uma parceria com a Cambridge Assessment English.





2017

Nova plataforma «Português mais perto»

Ver Mais Ver Menos
2017

Porto Editora e Camões, I.P. lançam «Português mais perto», uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem de Português no Estrangeiro.

Porto Editora e Camões, I.P. lançam “Português mais perto”
Braille

2017

Colaboração com a Misericórdia do Porto nas edições em braille

Ver Mais Ver Menos
2017

Uma parceria para dar resposta à forte incidência de problemas de visão nos estudantes da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).



2017

Estatuto de Empresa Promotora da Língua Portuguesa, a convite do Camões, I.P.

Empresa Promotora da Língua Portuguesa
Presidente da República

2018

LITERACIA 3Di recebe Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República

Novos Dicionários

2018

Infopédia lança três novos dicionários

Ver Mais Ver Menos
2018

Português-Chinês / Chinês-Português
Português-Tétum / Tétum-Português
Português-Grego / Grego-Português

Destruição Bloco Gráfico

2018

Fenómeno climatérico extremo destrói a unidade gráfica da Porto Editora, na Maia

2018

Lançamento do único dicionário online de Língua Gestual Portuguesa

Ver Mais Ver Menos
2018

Dicionário na Infopédia acessível para todos os dispositivos e com mais de 5300 entradas, todas acompanhadas de vídeo demonstrativo.

Língua Gestual Portuguesa

2019

Celebração dos 75 anos da Porto Editora

75 anos PE
Top 10 da reputação

2019

Porto Editora no top 10 da reputação em Portugal

Ver Mais Ver Menos
2019

O Reputation Institute, instituição norte-americana especializada na mensuração da reputação corporativa, analisou as 100 maiores empresas em Portugal. Neste estudo, com o nome de RepTrak® 2019, a Porto Editora ficou em 9.º lugar no ranking.

Instalações Renovadas

2019

Inauguração das renovadas instalações do Bloco Gráfico e Zuslog, na Maia

2019

Porto Editora e
Fundação José
Saramago doam
mais de 15 mil
euros para operação
da Cruz Vermelha
Portuguesa
em Moçambique

O Conto da Ilha Desconhecida
2020

2020

Primeira edição do Fórum Educação e Mudança

Ver Mais Ver Menos
2020

Porto Editora promove o Fórum Educação e Mudança, um espaço de reflexão em torno das grandes temáticas da Educação, que conta com a participação de profissionais, investigadores e instituições. Em 2020, o tema foi «Transformação Digital» e reuniu os projetos mais inovadores a decorrer em Portugal.

FEM2020
ouvir

2020

Lançamento de «Ouvir, 59 minutos de imersão poética»

Ver Mais Ver Menos
2020

Uma iniciativa com programação e curadoria da Porto Editora, em parceria com a Universidade do Porto, que oferece à cidade uma experiência imersiva. Numa jornada de 59 minutos através da poesia de um autor convidado, propõe-se que os participantes assumam a condição de viajantes num rio sonoro.

2020

Escola Virtual dá acesso gratuito para 1,5 milhões de alunos durante o confinamento

EV acesso gratuito
Doação Equipamento

2020

Grupo Porto Editora doa equipamento de proteção individual a hospitais e lares

2020

Conteúdos da Porto Editora e da Escola Virtual na telescola #EstudoEmCasa

#estudoemcasa
Contos Dia Mundial LP

2020

1.ª edição do concurso literário Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Ver Mais Ver Menos
2020

Uma parceria com o PNL e o Camões, I.P. destinada aos milhares de alunos espalhados pelo mundo que frequentam cursos de língua portuguesa.

2020

Entrada de Miguel Sousa Tavares no catálogo da Porto Editora

Miguel Sousa Tavares
Luis Sepúlveda

2021

Lançamento do Prémio Literário Luis Sepúlveda

Ver Mais Ver Menos
2021

Porto Editora e Correntes d’Escritas anunciam novo nome do prémio conjunto: Prémio Literário Luis Sepúlveda, em homenagem ao autor chileno.

Central Fotovoltaica

2021

Instalação da nova central fotovoltaica de
autoconsumo, na unidade gráfica da Maia

1944
1948
1950
1952
1954
1956
1960
1964
1967
1980
1984
1990
1994
1996
1997
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2008
2009
2010
2011
2012
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021

A nossa história

77 anos a fazer parte da vida
de milhões de portugueses

A Porto Editora é a casa-mãe do maior grupo editorial português e distingue-se pela qualidade do trabalho que desenvolve nas diferentes áreas editoriais - da área escolar à literatura - orientado pelos seus valores de rigor, responsabilidade, proximidade, excelência e inovação.

Desde a sua fundação, em 1944, a empresa dedica-se à publicação de livros e outros produtos direcionados para as áreas da Educação e Referência. A qualidade e a importância do seu trabalho podem ser medidas pelo elevado índice de reconhecimento junto das comunidades académica e científica, dos professores, alunos e público em geral.

A Porto Editora é parceira privilegiada de diferentes agentes que se dedicam à investigação e ao estudo nas várias áreas do conhecimento. Estas relações de cooperação refletem-se num catálogo com um vasto número de edições dedicadas aos mais diversos ramos do conhecimento científico e técnico.

No início do século XXI, a Porto Editora adquiriu a totalidade do capital social de duas editoras escolares de reconhecida qualidade – a Areal Editores e a Lisboa Editora (atual Raiz Editora). A organização e os quadros destas duas empresas foram mantidos, na generalidade, e facilmente integrados na estrutura do que passou a ser conhecido como o Grupo Porto Editora, do qual já fazia parte, desde a década de 50, o Bloco Gráfico.

O grande passo para a internacionalização

Os primeiros anos deste século foram também importantes para a internacionalização do Grupo Porto Editora, uma ambição inicial do seu fundador, Vasco Teixeira. Iniciado nos pretéritos anos 90, este processo conheceu um avanço significativo e consolidou-se com a criação das empresas Plural Editores Moçambique (2002), Plural Editores Angola (2005) e Plural Editores Timor-Leste (2014). Simultaneamente, a empresa aposta também no desenvolvimento de edições dedicadas ao Ensino de Português no Estrangeiro em países onde a comunidade portuguesa tem uma representação expressiva permitindo um contacto com a língua portuguesa enquanto língua não materna e estrangeira.

A diversificação editorial com a entrada na área literária

Em 2006, o portefólio da Porto Editora, que já se apresentava bastante abrangente e diversificado, alarga-se à área da literatura. Com edições de ficção, não ficção e infantojuvenis, a atividade editorial do Grupo Porto Editora, atualmente, engloba os catálogos do Grupo Bertrand Círculo – adquirido em 2010 – (com as chancelas ArtePlural, Bertrand, Contraponto, Gestão Plus, Pergaminho, Quetzal Editores, 11x17 e ainda o Círculo de Leitores e a Temas e Debates) e as chancelas da Porto Editora, que incluem a Albatroz, a Assírio & Alvim, a Coolbooks, a Ideias de Ler, a Sextante Editora, a Livros do Brasil, a 5 Sentidos e, claro, a própria Porto Editora.

O investimento em infraestruturas de distribuição

Com o crescimento sustentado do grupo editorial, quer a nível nacional quer internacional, tornou-se imperativo criar novas infraestruturas que respondam aos desafios do mercado. Para tal, em 2010, é inaugurado o novo centro logístico do Grupo Porto Editora, na Maia, onde já funcionava o Bloco Gráfico, desde 2000. As novas instalações industriais estão dotadas de armazéns robotizados e linhas automáticas de embalamento e etiquetagem que agilizam o processo de impressão e armazenamento.

A aposta pioneira no mundo digital

A emergência das novas tecnologias evidenciou um dos traços característicos da Porto Editora: o seu espírito inovador e pioneiro. Foi uma das primeiras empresas a integrarem soluções tecnológicas no processo editorial e, mais importante ainda, desde cedo assumiu a liderança na edição multimédia. Produtos como a Infopédia (a maior base de conteúdos educativos e culturais em Língua Portuguesa), a Escola Virtual (primeira plataforma de e-learning direcionada para os ensinos Básico e Secundário) e a Diciopédia (um produto multimédia lançado em 1997, atualizado todos os anos até à sua última edição, em 2009) são exemplos do trabalho ímpar que a Porto Editora desenvolve na produção de conteúdos educativos e culturais em suporte digital. Em 2008 ocorre a transformação da Webboom.pt (uma livraria virtual, lançada em 1999, que se constitui como a principal referência no nosso país) em WOOK.pt.

As iniciativas de promoção da leitura e dinamização da língua portuguesa...

A Porto Editora tem promovido várias iniciativas que permitem um maior contacto da sociedade com os livros, as palavras e a escrita. A PALAVRA DO ANO®, lançada em Portugal em 2009 e em Angola e Moçambique em 2016, tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados.

Com o intuito de fomentar o gosto pela leitura e estimular o pensamento crítico, a Porto Editora lançou, em 2011, o Porto de Encontro (um ciclo de conversas com escritores que acontece todos os meses na cidade do Porto, com entrada gratuita) e, em 2015, a Viagem Literária (uma iniciativa que contribui para a democratização e descentralização do acesso à cultura e que percorre cidades de todo o país, levando os escritores ao encontro dos seus leitores).

Em 2017, o Instituto Camões, I.P. atribuiu o estatuto de Empresa Promotora da Língua Portuguesa, fruto do trabalho desenvolvido pela Porto Editora na promoção da língua portuguesa além-fronteiras, nomeadamente através do projeto Português Mais Perto, dedicado à aprendizagem de Português no estrangeiro, mas também através do investimento que é feito nos países de língua oficial portuguesa, como Angola, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

… e o investimento na literacia das novas gerações

Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, a Porto Editora lança, em 2015, a LITERACIA 3D: um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com o intuito de avaliarem as suas competências nas áreas Leitura, Matemática e Ciência. A partir da sua terceira edição, em 2017-2018, avalia também o Inglês, fruto de uma parceria com a Cambridge Assessment English, passando a designar-se LITERACIA 3Di. Com esta iniciativa, a Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.

A próxima página

Em 2010, regista-se um marco importante na nossa história: uma nova imagem institucional, um novo posicionamento e, sobretudo, uma nova forma de nos relacionarmos com os diferentes públicos. Hoje estamos cada vez mais presentes na vida das pessoas, abrindo horizontes à educação, à cultura, ao lazer, às ideias, à imaginação e à inovação.

Consigo, com todos os leitores, vamos escrever os próximos capítulos da nossa história.