1.ºAno
2.ºAno
3.ºAno
4.ºAno
5.ºAno
6.ºAno
7.ºAno
8.ºAno
9.ºAno
Partilha a Educação Literária
|
Informação Útil
O que é a Educação Literária?
A Educação Literária é um domínio de referência das Aprendizagens Essenciais de Português definidas pelo Ministério da Educação.
Qual o objetivo pretendido com a introdução da Educação Literária?
A criação deste domínio, que indica os objetivos a alcançar e os respetivos descritores de desempenho, pretende, por um lado, valorizar a literatura junto dos alunos, uma vez que veicula tradições e valores e, como tal, é parte integrante do património nacional, e, por outro, contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão.
O que são as Aprendizagens Essenciais de Português?
A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, nos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita, Gramática e Educação Literária.
Neste último, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão, a interpretação e a fruição de textos literários. Para isso, é fornecida uma lista de obras para leitura obrigatória ou recomendada, por ano de escolaridade.
Onde posso consultar as Aprendizagens Essenciais de Português e respetivas litas de obras para o Ensino Básico e Secundário?
Pode encontrar no sítio da Direção-Geral de Educação.
Algumas das obras apresentadas também constam no Plano Nacional de Leitura. O que é?
O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa governamental que reúne um conjunto de atividades com o objetivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses. Uma das iniciativas passa precisamente pela indicação dos livros cuja leitura é recomendada para o alcance desse objetivo, pelo que, nesse sentido, alguns títulos acabam por fazer parte das obras indicadas nas Aprendizagens Essenciais.