Edições Literárias
Apostamos na melhor literatura
portuguesa e estrangeira
A partir de 2006, a Porto Editora (PE) diversifica o seu catálogo e passa a atuar também na área da literatura.
A par dos primeiros livros de ficção com o selo Porto Editora, é criada a chancela Ideias de Ler, destinada à publicação de livros de não ficção, de cariz prático e dedicados a temas do quotidiano.
O ano de 2010 regista vários passos dados pela Porto Editora para reforçar a aposta na área literária. Em janeiro, a PE adquire a Sextante Editora, que possui um dos mais interessantes e consensuais catálogos de ficção e não ficção.
Meses mais tarde, a Porto Editora reforça a sua liderança no mercado editorial português através da aquisição dos ativos do DirectGroup, divisão do grupo alemão Bertelsmann. Com esta importante operação, passam a integrar o Grupo Porto Editora: a Bertrand Editora, a Distribuidora de Livros Bertrand, o Círculo de Leitores e a rede de livrarias Bertrand.
Em julho do mesmo ano, nasce a Albatroz, uma chancela da Porto Editora dedicada a livros de autoajuda, desenvolvimento pessoal e espiritualidades.
Em 2012, e após um ano de colaboração ao nível da edição e distribuição, a Porto Editora adquire a Assírio & Alvim, conceituada editora que tem a poesia como área central da sua atividade e que é casa de muitos dos maiores nomes da literatura nacional e internacional.
Em 2014, o Prémio Nobel da Literatura é atribuído pela Academia Sueca a Patrick Modiano, autor publicado pela Porto Editora.
Também em 2014, é lançada a Coolbooks, chancela digital da Porto Editora que pretende dar a conhecer novos autores de língua portuguesa, em formato ebook. Apresenta-se com um catálogo generalista e faz uso das potencialidades das novas tecnologias de comunicação para chegar aos seus leitores.
Após um ano de colaboração mútua nas áreas de edição e distribuição, em janeiro de 2015, a Porto Editora adquire a marca e o catálogo da histórica Livros do Brasil, que inclui autores como Albert Camus, Ernest Hemingway, John Steinbeck e a coleção de obras de Eça de Queirós.
Em 2015, o Prémio Nobel da Literatura volta a ser entregue a uma autora que figura no catálogo da Porto Editora, a escritora bielorussa Svetlana Alexievich.
Ao longo de vários anos, o catálogo da Porto Editora tem sido enriquecido com grandes nomes da literatura portuguesa e estrangeira, tais como Gonçalo M. Tavares, Miguel Esteves Cardoso, Valter Hugo Mãe, Herberto Hélder e o único Prémio Nobel da Literatura em língua portuguesa, José Saramago, bem como Isabel Allende, Luis Sepúlveda, Patrick Modiano, entre outros. Com edições de ficção, não ficção e infantojuvenis, a atividade editorial da Porto Editora é, atualmente, muito abrangente e diversificada e engloba as chancelas Albatroz, Assírio & Alvim, Ideias de Ler, Livros do Brasil e, claro, a própria Porto Editora
COMO SE FAZ UM LIVRO?