2017-09-25

Nota da Direção Editorial

A Porto Editora informa que pôs fim à suspensão da venda dos livros Bloco de Atividades para meninas dos 4 aos 6 anos e Bloco de Atividades para rapazes dos 4 aos 6 anos, que, assim, passam a estar disponíveis para compra livre.

Partilhar:
Conforme foi divulgado publicamente, a Porto Editora decidiu suspender a venda daquelas edições para permitir uma análise serena e ponderada do caso, sem ceder às pressões e avaliações imediatistas e precipitadas, e como forma de denunciar a lamentável manipulação que esteve na origem da polémica. Tal possibilitou o estabelecimento de contactos com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG, resultando no comunicado conjunto de 11 de setembro e no compromisso de ambas as entidades trabalharem em conjunto no futuro.

Ao mesmo tempo, tendo a CIG elaborado um parecer técnico sobre as edições, foi também solicitada, ao Conselho Editorial da Porto Editora, uma avaliação aprofundada do documento e dos livros em causa. O “Relatório do Conselho Editorial da Porto Editora sobre os Blocos de Atividades para Rapazes e Meninas, com base no parecer técnico da CIG de 23 de agosto de 2017, divulgado no dia 28 de agosto” refuta muitas das considerações que são apontadas no parecer da CIG e pode ser lido aqui.

Por conseguinte, tendo-se concretizado os objetivos pretendidos, e comprovado a não existência de qualquer discriminação, põe-se fim à suspensão da venda daqueles livros no quadro do exercício pleno da liberdade de expressão da autora e das ilustradoras, bem como da liberdade de edição, respeitando estes valores fundamentais.

A Porto Editora tem plena consciência da sua missão e da sua responsabilidade na promoção do desenvolvimento educacional, cultural e civilizacional. Um compromisso que honra diariamente, procurando fazer sempre mais e melhor nas diferentes áreas editoriais em que atua e, dessa forma, satisfazer a pluralidade de gostos, interesses e necessidades das suas leitoras e dos seus leitores. É assim desde o princípio e é dessa forma que continuaremos a trabalhar.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK