2021-08-24

O silêncio é a origem de tudo

Estreia de Teolinda Gersão chega à 7.ª edição, no ano em que a premiada autora celebra quatro décadas de vida literária.

Partilhar:

Depois da publicação, no início do ano, do livro inédito O regresso de Júlia Mann a Paraty – título que conquistou o público e a crítica –, a Porto Editora dá continuidade às celebrações dos 40 anos de escrita de Teolinda Gersão com a reedição da estreia literária da autora, obra que lhe valeria o primeiro dos seus dois Prémios de Ficção PEN Clube.

O silêncio é uma história de amor. Um diálogo entre Afonso, um cirurgião famoso de meia-idade, e a jovem Lídia, que se torna sua amante e o liberta de um casamento convencional e frustrado. Lídia fala de si, de sua mãe, Lavínia, do seu modo inquieto de olhar o mundo. Mas o que Lídia conta é exatamente o que Afonso não quer ouvir.

O livro estará disponível nas livrarias a 2 de setembro.

Nos dias 4 e 11 de setembro, às 17:00, a autora marcará presença no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora da 91ª Feira do Livro de Lisboa, para duas sessões de autógrafos.

SOBRE A AUTORA

Estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique e a cidade de Lourenço Marques, onde decorre o romance A árvore das palavras. É autora de 20 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio de Ficção do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004.Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia. Em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifiteme Achievement Award.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!