Qualidade, Profissionalidade e Deontologia na Educação

Qualidade, Profissionalidade e Deontologia na Educação

Livro 9

ISBN: 978-972-0-34959-0
Edição/reimpressão: 09-2008
Editor: Porto Editora
Código: 34959
Coleção: Panorama
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SINOPSE

QUALIDADE, PROFISSIONALIDADE E DEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Qualidade da educação é um conceito complexo, mas o segredo da sua alquimia está reconhecidamente na qualidade e qualidades dos educadores. As profissões da educação têm, contudo, um problema de identidade profissional.

Os atributos constituintes da identidade de uma profissão configuram a sua distinção profissional ou profissionalidade, cujas coordenadas são os saberes de que a profissão dispõe e os valores que os seus profissionais devem cultivar. Esses valores são proclamados e operacionalizados na sua Deontologia ou Ética Profissional. No campo da educação, todavia, não há textos deontológicos, na maioria dos países.

Se nenhuma profissão, em sentido pleno, deve limitar o seu ideal profissional à sua dimensão científico-técnica, funcional e instrumental, negligenciando a sua dimensão deontológica, muito menos as profissões da educação, que podem ser consideradas como as mais éticas das profissões. O que está em jogo na educação é demasiado humano para ser confiado ao empirismo e subjetividade da moral individual.

Após a adoção de normas deontológicas, a sua efetividade deve começar pela introdução do seu estudo na formação profissional. Aprender uma Deontologia é adquirir e desenvolver a capacidade de pensar, decidir, agir e reagir profissionalmente, isto é, à luz dos valores fundamentais da profissão. Depois, importa que a sua observância seja supervisionada por um órgão de autorregulação profissional adequado, no interesse dos educandos, no interesse público e no interesse dos profissionais da educação.

COLEÇÃO PANORAMA

Panorama é uma coleção orientada para alunos do ensino superior, professores e investigadores. Caracterizada pelo pluralismo de perspetivas e abordagens metodológicas, abre-se à rica diversidade de temas e problemas que emergem da produção científica em Ciências Sociais e Humanas, incluindo a Pedagogia. Pretende, deste modo, fornecer um vasto panorama da reflexão disponível e útil à compreensão da realidade social e educativa.


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DETALHES DO PRODUTO

Qualidade, Profissionalidade e Deontologia na Educação
de A. Reis Monteiro
ISBN: 978-972-0-34959-0
Edição/reimpressão: 09-2008
Editor: Porto Editora
Código: 34959
Coleção: Panorama
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar

sobre A. Reis Monteiro

Agostinho dos Reis Monteiro é doutorado pela Universidade de Paris 8 e pela Universidade de Lisboa no domínio do Direito Internacional da Educação, tendo efetuado estágios oficiais de investigação em várias instituições e organizações internacionais, incluindo a UNESCO (Paris) e as Nações Unidas (Genebra). Depois de alguns anos de docência em diferentes níveis do sistema escolar, iniciou a carreira académica na Universidade de Lisboa.
Leciona o direito à educação no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 1999, tendo orientado dissertações de Mestrado e Doutoramento de estudantes estrangeiros. Publicou vários livros sobre direitos humanos, direitos da criança, direito à educação, história da educação, teoria da educação, profissão docente. Entre eles, os seguintes: Crianças: Utopia da Humanidade (2024), Right to Education: A New Right to a New Education (2024), Droit à l'Éducation: Un Droit Nouveau à une Éducation Nouvelle (2023), Derecho a la Educación: ¿Qué Derecho? ¿A qué Educación? (2023), Una Teoría de la Educación (2023), Introdução ao Direito da Educação – Internacional, Europeu e Português (2023), Human Dignity – Adolf Hitler, Thomas Mann and Munich (2022), Revolution of the Right to Education (2021), The Teaching Profession – Present and Future (2015), Ethics of Human Rights (2014), La Revolución de los Derechos del Niño (2008), História da Educação – do antigo "direito de educação" ao novo "direito à educação" (2006). Convidado a escrever o primeiro capítulo de um Research Handbook on the Right to Education (em preparação).
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