História da Educação
Uma perspetiva
SINOPSE
Neste estudo, propõe-se uma abordagem jurídica da História da Educação, que pode ser lida como uma lenta evolução entre dois paradigmas político-pedagógicos: do antigo paradigma holista do ‘direito de educação’, cuja referência clássica é a República de Platão, ao contemporâneo paradigma individualista do ‘direito à educação’, cujos precursores maiores foram, talvez, Coménio, Rousseau e o Movimento da Educação Nova. Paulo Freire pode ser considerado como o pedagogo do direito à educação.
Coleção EDUCAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
Tem como objetivo dar a conhecer trabalhos de investigação empírica e de reflexão teórica produzidos nas ciências de educação, com especial relevância para a prática profissional dos professores. Esta coleção é dirigida a todos os que se interessam pelos problemas da escola.
Assumindo que teoria e prática devem surgir sempre interligadas, pretende-se estabelecer um verdadeiro diálogo entre ambas de modo a contribuir para uma ação mais esclarecida e mais reflexiva por parte de todos os atores implicados no processo educativo.
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