Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

avaliação dos leitores (1 comentários)
(1 comentários)
ISBN: 978-972-0-34049-8
Edição/reimpressão: 08-2021
Editor: Porto Editora
Código: 34049
ver detalhes do produto
14,90€ I
13,41€ I
-10%
EM
STOCK
COMPRAR
-10%
EM
STOCK
14,90€ I
13,41€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO IMEDIATO
I EM STOCK

SINOPSE

Dedicamos esta obra à apresentação de propostas e à partilha de reflexões que inspirem os docentes a concretizarem práticas de organização do trabalho pedagógico cuja prioridade seja a promoção das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento das suas competências. Não sendo nossa intenção prescrever propostas de ação ou projetos de intervenção educativa, apresentam-se diversos dispositivos de mediação pedagógica que possam sustentar práticas de ensino e de aprendizagem pensadas de forma inventiva por professores e alunos e enquadrados por contextos e realidades concretos, tornando as aprendizagens mais significativas para todos e ampliando o campo das suas possibilidades de ação como educadores no quotidiano das escolas e das salas de aula. Sabemos que as experiências de aprendizagem aqui apresentadas estão longe de esgotar as opções possíveis, até porque consideramos que não se podem prever singularidades de contextos e pessoas nem as especificidades das relações devem ser entendidas como um ponto de partida para o trabalho a desenvolver em cada sala de aula. Torna-se, por isso, fundamental uma reflexão em grupo sobre a pertinência da sua mobilização. Não esperamos outra coisa que não o seu enriquecimento, aquando da sua concretização nas escolas.

Ver Mais

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Metodologias ativas
Rita | 2022-02-25
A consulta deste livro contribui muito para qualquer docente. Explica de forma bastante clara metodologias e métodos de aprendizagem. Destaco as metodologias ativas que são bastante relevantes!

DETALHES DO PRODUTO

Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem
ISBN: 978-972-0-34049-8
Edição/reimpressão: 08-2021
Editor: Porto Editora
Código: 34049
Idioma: Português
Dimensões: 198 x 273 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo

sobre os autores

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Daniela Ferreira, Anabela Sousa, Louise Lima e Marina Barros), Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.
Ver Mais
Louise Lima é professora de Matemática, mestre em Ensino da Matemática, doutora em Ciências da Educação e pós-doutoranda em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento – Universidade Lusófona.
É investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra a coordenação da comunidade de práticas "Ensino e Inovação Pedagógica". Exerceu a docência no Brasil no correspondente ao Ensino Básico e Secundário e atualmente leciona em Portugal no Ensino Superior.
Avaliadora externa da autonomia e flexibilidade curricular, desenvolve trabalho de consultoria e formação nas áreas da autonomia e flexibilidade curricular, metodologias ativas, organização e gestão do trabalho pedagógico, didática da matemática e avaliação – campo este que mais recente a levou a integrar o Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) como formadora.
Embora sejam suas áreas de interesse a inclusão; a autonomia e flexibilidade curricular; as metodologias ativas; e a formação de professores, tem centrado as suas reflexões sobre os processos de inovação pedagógica a partir da integração de ensino aprendizagem avaliação.
Ver Mais
Daniela Ferreira é doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação "Ensino e Inovação Pedagógica", do CIIE-FPCEUP.
As suas áreas de interesse são a inclusão, a inovação, as práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação das aprendizagens e é neste sentido que tem desenvolvido o trabalho no campo da formação de professores e consultoria a diferentes municípios e estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas TEIP e PPIP.
Integrou a equipa de avaliação externa do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e atualmente integra a equipa de avaliação externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular, bem como o projeto Support Address School Failure and Dropout in Educational Areas of Priority Intervention (TEIP) in Portugal (REF-SRSP3-19PT12) onde acompanha cinco estabelecimentos de ensino.
Ver Mais
É professora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Licenciada em Ensino Básico, na variante Matemática e Ciências e mestre em Educação. Na dissertação de mestrado, focou-se no desenvolvimento profissional de professores, quando geriram o currículo de Área de Projeto. Na tese de doutoramento em Didática da Matemática, na Universidade de Lisboa, debruçou-se sobre o conhecimento e as práticas de professores. Enquanto docente e formadora, tem colaborado com diferentes instituições de ensino superior e de formação contínua. Acompanhou pedagogicamente e cientificamente professores e escolas em diferentes programas do Ministério da Educação. Recentemente, salienta-se o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o programa TEIP.
Ver Mais

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!