Infância, Família e Comunidade

As crianças como actores sociais

Livro 14

Teresa Sarmento, Fernando Ilídio Ferreira, Pedro Silva, Rosa Madeira; Organizador(a): Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira
ISBN: 978-972-0-34464-9
Edição/reimpressão: 11-2009
Editor: Porto Editora
Código: 34464
Coleção: Infância
ver detalhes do produto
14,90€ I
-10%
EM
STOCK
COMPRAR
-10%
EM
STOCK
14,90€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO EM CARTÃO
I EM STOCK

SINOPSE

A criança como ator social é a base para a abordagem teórica e prática da relação entre as crianças, as famílias e as comunidades, ponto central da obra que aqui se apresenta.

Associada a esta relação está a abordagem de conceitos como a participação, a socialização, a intervenção e toda uma ramificação dos mesmos, que se explicitam em processos educativos que ajudam a ganhar forma de vida, como sejam as relações intergeracionais, os projetos educativos, a colaboração, a pesquisa e, daqui, a construção de práticas efetivas que viabilizam a ação interventiva das crianças e o reconhecimento social da mesma.

A partir da análise do complexo processo de interações sociais, focaliza-se no papel desempenhado pelas crianças e pelas comunidades enquanto sujeitos na relação das escolas com as famílias; de seguida, desenvolve-se o tema da cidadania das crianças, partindo da análise de projetos educativos baseados em metodologias participativas.

A análise crítica das características da forma escolar convencional e o olhar reflexivo sobre processos de intervenção comunitária em que as crianças participaram ativamente permitem evidenciar o seu papel social insubstituível e potenciador de novas dinâmicas sociais.


Coleção Infância

Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.

Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.

Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:

  • Educação em Creche;
  • Educação em Jardim de Infância;
  • Educação Primária;
  • Infância, Família e Comunidade;
  • Investigação e Formação.

    O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.
  • Ver Mais

    DETALHES DO PRODUTO

    Infância, Família e Comunidade
    ISBN: 978-972-0-34464-9
    Edição/reimpressão: 11-2009
    Editor: Porto Editora
    Código: 34464
    Coleção: Infância
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 247 x 10 mm
    Encadernação: Capa integral
    Páginas: 128
    Tipo de Produto: Livro
    Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores

    sobre Pedro Silva

    Pedro Silva é Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das sociologias da educação, da família e da infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, Mestre em Análise Social da Educação (Boston University) e Doutor em Ciências da Educação (UPorto), é Professor Coordenador com Agregação da Escola SECS do IPL e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE. UPorto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.
    Ver Mais

    Conheça as nossas novidades

    Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

    Conheça as nossas novidades

    Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!