Infância, Família e Comunidade
Associada a esta relação está a abordagem de conceitos como a participação, a socialização, a intervenção e toda uma ramificação dos mesmos, que se explicitam em processos educativos que ajudam a ganhar forma de vida, como sejam as relações intergeracionais, os projetos educativos, a colaboração, a pesquisa e, daqui, a construção de práticas efetivas que viabilizam a ação interventiva das crianças e o reconhecimento social da mesma.
A partir da análise do complexo processo de interações sociais, focaliza-se no papel desempenhado pelas crianças e pelas comunidades enquanto sujeitos na relação das escolas com as famílias; de seguida, desenvolve-se o tema da cidadania das crianças, partindo da análise de projetos educativos baseados em metodologias participativas.
A análise crítica das características da forma escolar convencional e o olhar reflexivo sobre processos de intervenção comunitária em que as crianças participaram ativamente permitem evidenciar o seu papel social insubstituível e potenciador de novas dinâmicas sociais.
Coleção Infância
Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.
Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.
Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:
O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.