Estudos Curriculares
Para a compreensão crítica da educação
Livro 24
SINOPSE
A existência de diversas respostas torna necessária a reflexão sobre as questões teóricas e práticas de construção do currículo, sem que os discursos fiquem prisioneiros da doxa curricular e educativa, isto é, de natureza opinativa.
As respostas que são dadas ao longo do texto enquadram-se na noção de Desenvolvimento Curricular, na abordagem do currículo como construção cultural, social e ideológica, no questionamento das teorias curriculares, com ênfase para a teoria de instrução e teoria crítica, e na problematização do estruturalismo e pós-estruturalismo curriculares.
A compreensão crítica da educação é vista essencialmente como desafio para quem está do lado crítico, mas bem consciente do seu compromisso para com as realidades escolares.
Colecção Currículo, Políticas e Práticas
A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projecto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.
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