Cidadania e Desenvolvimento
Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário
SINOPSE
Trata-se de uma obra que se encontra organizada em duas partes.
Na primeira identifica-se o enquadramento jurídico da medida, faz-se uma breve abordagem histórica dos projetos de educação para a cidadania no sistema educativo português e discutem-se as opções educativas com que, hoje, nos confrontamos para implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento.
Na segunda parte propõe-se e reflete-se sobre a operacionalização dessa componente curricular, tendo em conta a necessidade de os agrupamentos e as escolas definirem uma estratégia de ação que pode ser concretizada através de iniciativas de natureza transversal, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e de projetos relacionados com problemáticas preferenciais. Por isso, há um capítulo dedicado a cada uma das estratégias enunciadas, identificando-se alguns projetos e propondo-se outros que permitem partilhar ideias, decisões estratégicas, instrumentos de organização do trabalho, recursos e reflexões que possam inspirar e apoiar o trabalho concreto a realizar nas escolas por docentes e por estudantes.
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Cidadania e Desenvolvimento
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