Avaliação das Aprendizagens

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

avaliação dos leitores (5 comentários)
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ISBN: 978-972-0-34044-3
Edição/reimpressão: 08-2020
Editor: Porto Editora
Código: 34044
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SINOPSE

A necessidade de promover o sucesso educativo impõe-nos novas formas de trabalho pedagógico. Esta obra pretende ser um contributo para a reflexão sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos, entendendo que essa reflexão pode constituir uma possibilidade de mudança efetiva e sistémica do modo de trabalho pedagógico: as práticas de avaliação modelam e orientam esse trabalho, que se pode traduzir em ações concretas de construção de novos referentes para a avaliação, mais coerentes com cada projeto de trabalho, cada Projeto Educativo e/ou Plano de Inovação, e que garantam que se cumpre a missão de uma escola inclusiva.
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COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Um bom recurso para professores
Sandra Gaspar | 2022-10-30
Um livro esclarecedor relativamente ao tema abordado. Bem organizado e de grande apoio para docentes no ativo, uma vez que apresenta propostas passíveis de ser aplicadas na sala de aula.
Muito Bom
Rita | 2022-02-25
Ótimo livro! Esclarece de forma clara vários métodos de avaliação e a sua importância para o processo de ensino- aprendizagem. Excelente escolha tanto para professores e futuros docentes

DETALHES DO PRODUTO

Avaliação das Aprendizagens
ISBN: 978-972-0-34044-3
Edição/reimpressão: 08-2020
Editor: Porto Editora
Código: 34044
Idioma: Português
Dimensões: 198 x 273 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo

sobre os autores

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Daniela Ferreira, Anabela Sousa, Louise Lima e Marina Barros), Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.
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Daniela Ferreira é doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação "Ensino e Inovação Pedagógica", do CIIE-FPCEUP.
As suas áreas de interesse são a inclusão, a inovação, as práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação das aprendizagens e é neste sentido que tem desenvolvido o trabalho no campo da formação de professores e consultoria a diferentes municípios e estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas TEIP e PPIP.
Integrou a equipa de avaliação externa do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e atualmente integra a equipa de avaliação externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular, bem como o projeto Support Address School Failure and Dropout in Educational Areas of Priority Intervention (TEIP) in Portugal (REF-SRSP3-19PT12) onde acompanha cinco estabelecimentos de ensino.
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Louise Lima é professora de Matemática, mestre em Ensino da Matemática, doutora em Ciências da Educação e pós-doutoranda em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento – Universidade Lusófona.
É investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra a coordenação da comunidade de práticas "Ensino e Inovação Pedagógica". Exerceu a docência no Brasil no correspondente ao Ensino Básico e Secundário e atualmente leciona em Portugal no Ensino Superior.
Avaliadora externa da autonomia e flexibilidade curricular, desenvolve trabalho de consultoria e formação nas áreas da autonomia e flexibilidade curricular, metodologias ativas, organização e gestão do trabalho pedagógico, didática da matemática e avaliação – campo este que mais recente a levou a integrar o Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) como formadora.
Embora sejam suas áreas de interesse a inclusão; a autonomia e flexibilidade curricular; as metodologias ativas; e a formação de professores, tem centrado as suas reflexões sobre os processos de inovação pedagógica a partir da integração de ensino aprendizagem avaliação.
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