Avaliação das Aprendizagens

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

avaliação dos leitores (3 comentários)
(3 comentários)
ISBN: 978-972-0-34044-3
Edição/reimpressão: 08-2020
Editor: Porto Editora
Código: 34044
ver detalhes do produto
14,90€ I
13,41€ I
-10%
EM
STOCK
COMPRAR
-10%
EM
STOCK
14,90€ I
13,41€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO IMEDIATO
I EM STOCK

SINOPSE

A necessidade de promover o sucesso educativo impõe-nos novas formas de trabalho pedagógico. Esta obra pretende ser um contributo para a reflexão sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos, entendendo que essa reflexão pode constituir uma possibilidade de mudança efetiva e sistémica do modo de trabalho pedagógico: as práticas de avaliação modelam e orientam esse trabalho, que se pode traduzir em ações concretas de construção de novos referentes para a avaliação, mais coerentes com cada projeto de trabalho, cada Projeto Educativo e/ou Plano de Inovação, e que garantam que se cumpre a missão de uma escola inclusiva.
Ver Mais

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Avaliar é preciso
Jorge Mota | 2021-02-28
A avaliação é um dos tópicos mais interessantes e polémicos da educação. Não existe ensino e aprendizagem sem avaliação. Avaliar é sobretudo, partindo de um paradigma construtivista, uma estratégia de monitorização do processo. Ainda que seja para muitos, um ponto fulcral para classificar e validar aprendizagens. Porém, o processo avaliativo não é um fim, é, sobretudo, mais uma parte do caminho. Esta poderia ser, de forma sucinta e despretensiosa uma possível introdução a esta obra. E nem só de teoria ela vive, mas de toda a prática que auxilia a conceção de instrumentos de avaliação. A obra traz planos de ação versáteis, seguindo os modelos pedagógicos potenciadores de aprendizagens significativas e adaptáveis a diversos contextos. Sempre com o mesmo intuito, melhorar as aprendizagens de alunos e alunas.
Avaliar para melhorar
Manuela Castro Leal | 2021-01-26
Livro que aborda a avaliação numa perspectiva formativa, mostrando exemplos, desmistificando alguns pré conceitos sobre este tema ainda tão mal entendido por grande parte dos docentes.

DETALHES DO PRODUTO

Avaliação das Aprendizagens
ISBN: 978-972-0-34044-3
Edição/reimpressão: 08-2020
Editor: Porto Editora
Código: 34044
Idioma: Português
Dimensões: 198 x 273 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo

sobre Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Daniela Ferreira, Anabela Sousa, Louise Lima e Marina Barros), Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.
Ver Mais

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU