A Supervisão na Formação de Professores II
Da Organização à Pessoa
Livro 8
SINOPSE
Da Organização à Pessoa
O conceito de supervisão tem estado, em Portugal, confinado à orientação da prática pedagógica na formação inicial de professores e educadores. O movimento da autonomia das escolas, com a sua consequente responsabilização, é, em si mesmo, reflexo de uma nova concepção do papel da escola na sociedade que tem traduções no âmbito da supervisão. O alargamento do âmbito da supervisão à formação contínua de professores e a reconceptualização das funções do supervisor como membro do corpo docente da escola poderão trazer uma mais-valia aos contextos de desenvolvimento profissional dos professores.
Mantendo como objecto essencial da actividade supervisiva a qualidade da formação dos professores e do ensino que estes praticam, a supervisão deve ser vista não simplesmente no contexto da sala de aula, mas no contexto mais abrangente da escola, como lugar e tempo de aprendizagem para todos (crianças e jovens, educadores e professores, auxiliares e funcionários) e como lugar e tempo de aprendizagem para si própria, como organização qualificante que, também ela, aprende e se desenvolve.Isabel Alarcão
Colecção Infância
De facto, ele viu nascer investigação significativa sobre a criança. Assistiu também ao desenvolvimento da educação pré-escolar.
A Colecção Infância, lançada no final do século da criança, visa contribuir para a qualidade da educação de infância vista como a primeira etapa da educação básica.
Coloque a sua recomendação
A Supervisão na Formação de Professores II
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.