Amanhã, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal de Vila Real, realiza-se a sessão de apresentação do livro Rui Rio – de corpo inteiro, da autoria de Mário Jorge Carvalho. Com a presença de Rui Rio e do Presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, a apresentação do livro ficará a cargo de António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Nas últimas semanas, muito se tem falado sobre o futuro político de Rui Rio. Por isso, conhecer a biografia do ex-autarca do Porto ganha ainda maior relevância.
Rui Rio – de corpo inteiro apresenta o retrato do homem e as ideias do político através de inúmeras conversas que Mário Jorge Carvalho manteve com Rui Rio ao longo do ano de 2014 e de testemunhos de quase meia centena de pessoas (desde amigos, colegas e apoiantes a críticos e opositores políticos), procurando o autor responder às muitas perguntas que se colocam sobre Rui Rio e as suas ideias.
Com um percurso político já longo e onde sobressaem os três mandatos consecutivos à frente da cidade do Porto, Rui Rio é dos nomes que maior expectativa cria nos vários setores da sociedade e, por isso, este livro ganha particular relevância no contexto atual.
O AUTOR
Mário Jorge Carvalho nasceu em Lisboa, em novembro de 1942. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, pós-graduado em Finanças Empresariais e Mestre em Gestão. Foi diretor na banca nacional e internacional durante 25 anos, presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro e Leixões e administrador delegado e executivo do Hospital de São João, no Porto. Exerceu diversos cargos de gestão e consultoria sénior, tendo sido, durante vários anos, formador em gestão estratégica em saúde. Foi docente universitário nas áreas de finanças empresariais e economia de empresas, diretor de um gabinete de economia e gestão e coordenador de uma pós-graduação em gestão estratégica em saúde. É autor das obras Banca e Banqueiros Globais – Vinte Anos de Estratégia Bancária, Gestão e Liderança na Saúde – Uma Abordagem Estratégica e Gestão em Saúde em Portugal – Uma Década Perdida.