«Lanzarote foi uma epifania para Saramago, o umbral que atravessou, cruzando o Atlântico, para inaugurar a sua segunda existência, em simbiose com Pilar del Río, que conhecera seis anos antes», conta Fernando Gómez Aguilera no prefácio de Intuição da Ilha. Foi em 1992 que o Prémio Nobel português tomou «uma das decisões mais sensatas» da sua vida, a de se transferir de malas, livros e bagagens para a ilha que, além das suas belezas naturais, lhe permitiria trabalhar ao ritmo das suas urgências. O livro revela o quotidiano do autor, num hino à cultura de hospitalidade do espaço que ficaria conhecido por A Casa. Nesta obra descobrimos um interface de encontros e literatura, afetos e relações de cooperação, valores e pensamento social, episódios domésticos, detalhes sobre a origem e a conceção das narrações que Saramago produziu nos últimos 17 anos da sua vida literária, em pleno silêncio vulcânico. Amplamente ilustrado com gravuras de Juan José Cuadrado, concebidas propositadamente para a ocasião, o volume inclui 24 páginas de extratexto com fotografias do arquivo privado da Fundação José Saramago.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 25 de agosto.
No dia 10 de setembro, às 16:00, a obra será apresentada no Auditório Sul da APEL da 92.ª Feira do Livro de Lisboa. A autora estará à conversa com Irene Vallejo e Francisco Louçã. Segue-se, às 17h00, uma sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.
«Este livro serve para recordar momentos singulares vividos em Lanzarote, claro que sim, mas sobretudo tem como missão continuar a respiração que se sente na biblioteca de A Casa e partilhá-la. Este é um livro para amigas e amigos.»
Pilar del Río
SOBRE O LIVRO
A Intuição da Ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote
Em A Intuição da Ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote, Pilar del Río constrói um mosaico de emoções, momentos passados e livros escritos sob a luz da ilha escolhida pelo escritor para viver. Uma forma de partilhar com os leitores acontecimentos singulares vividos n’ A Casa e de contar como era a vida de José Saramago enquanto escrevia as suas obras: os passeios por Lanzarote; as ideias que davam origem aos romances; a convivência com os seus cães; os encontros na ilha com amigos como Carlos Fuentes, Ernesto Sábato, Susan Sontag ou Bertolucci; as experiências que trazia das viagens realizadas e as amizades entretanto nascidas. Um livro que procura dar a conhecer o ambiente d’ A Casa e partilhá-la com os leitores.
SOBRE A AUTORA
Pilar del Río
Nasceu em Sevilha, Espanha. Viveu dezoito anos em Lanzarote e em 2010 tornou-se cidadã portuguesa. É jornalista e, desde Todos os Nomes, tradutora da obra de José Saramago para o espanhol. Preside a Fundação José Saramago. Vive em Lisboa.
2022-08-24