2016-05-02

PALAVRA DO ANO chega a Angola e Moçambique

Grupo Porto Editora vai realizar a PALAVRA DO ANO em Angola e Moçambique. O arranque é dado a 5 de maio para assinalar o Dia da Língua Portuguesa.

Partilhar:

A edição 2016 da PALAVRA DO ANO vai ultrapassar as fronteiras de Portugal e chegar a Angola e Moçambique, que passarão, a partir deste ano, a eleger a palavra que marca o ano em cada um dos países.


A responsabilidade desta iniciativa é da Porto Editora e das empresas que integram este grupo editorial, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, que contam com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua naqueles países.

A PALAVRA DO ANO vai ser apresentada em Luanda no Centro Cultural Português no próximo dia 4 de maio, pelas 18:30, com a presença do Embaixador de Portugal em Angola, e em Maputo no Centro Cultural Português, em data ainda a confirmar.

A força da palavra em português

Desde 2009, anualmente, a Porto Editora promove a PALAVRA DO ANO, convidando os portugueses a escolherem a palavra mais marcante do respetivo ano através de votação online. O objetivo é sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando a importância das palavras e dos seus significados no nosso quotidiano.

Os mesmos princípios sustentam a realização da PALAVRA DO ANO em Angola e em Moçambique, com a particularidade de contribuir, desta forma, para o reforço dos laços linguísticos com aqueles dois países.

Assim, a partir de 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, portugueses, angolanos e moçambicanos poderão começar a sugerir palavras candidatas através dos sites www.palavradoano.pt, www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.co.mz.

No final do mês de novembro, a Porto Editora, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique anunciam as listas de 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO, definidas a partir das sugestões dos internautas de cada país mas também com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!