2025-11-06

Palavra de candidato

Numa nova entrevista em livro, Henrique Gouveia e Melo tem finalmente tempo para explicar porque avançou para Belém, como olha o país e o mundo, e como se vê a si. Um testemunho na primeira pessoa, que chega às livrarias a 13 de novembro.

Partilhar:

Homem de personalidade firme e carisma conhecido, Henrique Gouveia e Melo fala pela primeira vez sem interrupções em Gouveia e Melo – As Razões, a nova obra da jornalista Valentina Marcelino, que já se encontra em pré-venda com edição da Porto Editora.
 

No livro, Valentina Marcelino conduz uma entrevista direta e desarmante, na qual o almirante revela o pensamento que o guia e as inquietações que o movem. A conversa percorre o estado do país, abordando o papel das Forças Armadas na sociedade civil, os desafios da governação e as fragilidades de áreas fundamentais como a educação, a saúde e a justiça.

Há ainda espaço para a reflexão pessoal. O candidato a Presidente da República recorda a infância em África, a mudança marcante para Portugal e o momento em que decidiu seguir a carreira militar, que o liga aos submarinos. O desafio de liderar a task force da vacinação contra a Covid-19, que o catapultou para o reconhecimento público, e os tempos de chefe da Armada são também abordados nesta longa conversa.

Mais do que um registo de perguntas e respostas, Gouveia e Melo – As Razões é o testemunho de um homem que pensa antes de agir e que encara o futuro como uma tarefa a ser resolvida.

A apresentação do livro realiza-se no dia 24 de novembro, pelas 19:00, na Sociedade de Geografia de Lisboa, com a presença de Henrique Gouveia e Melo.



SOBRE A AUTORA
Valentina Marcelino nasceu em Lisboa, em 1968. Quase a completar quatro décadas como jornalista, com carteira profissional desde 1986, é atualmente diretora-adjunta do Diário de Notícias, cujo quadro integrou em 2008. Começou a sua carreira na antiga agência de notícias ANOP, seguindo-se o jornal África, Expresso e BBC World Service em Londres, onde também foi correspondente do Público e da TSF.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!