2023-11-16

O ofício de expressar o visto e o sentido

A Porto Editora inaugura hoje, no dia do 101.º aniversário do nascimento de José Saramago, a coleção Escrever é Traduzir. Anna Karénina, o clássico de Lev Tolstói, fica agora disponível numa tradução do prémio Nobel de língua portuguesa.

Partilhar:

Com Anna Karénina, de Lev Tolstói, a Porto Editora dá início à coleção que recupera as traduções literárias feitas por José Saramago, entre os anos cinquenta e os anos oitenta do século passado, ainda antes do seu verdadeiro reconhecimento enquanto escritor. Sobre esta experiência e ofício, diz-nos o próprio Saramago no texto retirado do livro O Caderno e que serve de nota introdutória à presente edição: «Para o tradutor, o instante do silêncio anterior à palavra é pois como o limiar de uma passagem "alquímica" em que o que é precisa de se transformar noutra coisa para continuar a ser o que havia sido. O diálogo entre o autor e o tradutor, na relação entre o texto que é e o texto a ser, não é apenas entre duas personalidades particulares que hão de completar-se, é sobretudo um encontro entre duas culturas coletivas que devem reconhecer-se.»

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.


SOBRE O LIVRO

Anna Karénina
Casada com um importante ministro, o destino de Anna Karénina – uma das mais amadas e inesquecíveis heroínas da literatura – muda quando se apaixona por um elegante oficial do exército. Desafiando todas as convenções da sociedade russa do século XIX, Anna deixa o marido e o filho para poder viver com o conde Vrônski a paixão que os une. Porém, a reação negativa dos seus pares, as saudades da criança que deixou para trás e os ciúmes que lhe assombram os dias acabam por consumi-la, levando-a a escolher para si o mais trágico dos finais. Por entre paixões, votos traídos, rejeições, dramas conjugais, explosões românticas, traições e ideais que se desfazem, um sem-número de personagens enriquece este espelho de uma sociedade que Tolstói soube representar com grande mestria, escrevendo um romance que hoje faz parte do cânone da literatura universal.


SOBRE O AUTOR

Lev Tolstói
(1828-1910)
Nasceu na Rússia, no seio de uma família nobre. Órfão desde cedo, optou por seguir a carreira militar, servindo-se mais tarde das suas experiências no campo de batalha para representar a guerra de forma realista nos seus romances. Em 1856, abandona o exército e viaja pela Europa para estudar Pedagogia. De regresso à Rússia, dedica-se à escrita, publicando mais tarde em fascículos Guerra e Paz (1865-69) e Anna Karénina (1875-77), ainda hoje considerados dois dos melhores romances de sempre.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!