2017-10-13

O mais importante caso de espionagem do século xx

Três Minutos para o Juízo Final é o novo livro do ex-agente do FBI Joe Navarro.

Partilhar:

O escritor Joe Navarro é ex-agente do FBI e grande perito em linguagem corporal, tendo aplicado, ao longo de 25 anos, os seus conhecimentos na análise do comportamento de terroristas, espiões e criminosos. Em Três Minutos para o Juízo Final, o seu novo livro que a Porto Editora publica a 12 de outubro, é descrito, em forma de thriller e na primeira pessoa, um acontecimento real na vida profissional de Navarro: o desmascaramento de um espião de mente brilhante mas malévola, militar destacado na Alemanha Ocidental durante os anos 80 e integrado, nessa altura, num círculo de espiões que vendia informação ao bloco soviético. As informações fornecidas incluíam estratégias de ação militar dos EUA, o que faz deste livro um elemento revelador de uma história de traição política que poucos conheciam.



SINOPSE

Florida, 1988. Joe Navarro, um dos mais jovens agentes alguma vez recrutados pelo FBI, é um eminente perito na «leitura» da linguagem corporal - possui uma capacidade desconcertante para inferir os pensamentos e intenções daqueles que interroga -, conhecido por ter uma ética de trabalho a que poucos companheiros conseguem sobreviver. Numa missão de rotina como tantas outras, tem pela frente Rodney Ramsay, um antigo soldado norte-americano destacado na Alemanha Ocidental entre 1983 e 1985. Contudo, no decorrer da conversa, Navarro suspeita de algo que escapara a todos os outros agentes…

Aquilo que se seguiu é único na história da contraespionagem: interrogatórios após interrogatórios, planeados como um xadrez impenetrável, põem a descoberto um traidor à pátria, detentor de uma memória fotográfica perfeita e de um QI que o eleva ao nível de um génio - o seu único ponto fraco é o prazer que retira do desafio de enfrentar o seu inquiridor.

Tendo como cenário os últimos dias da Guerra Fria, Joe Navarro conta-nos o episódio, real, da maior falha de segurança na história dos Estados Unidos da América: Ramsay acabaria por revelar ter feito parte de um círculo de espiões que vendeu ao Bloco Soviético a informação que lhe permitiria, no momento final do Comunismo, aniquilar por completo o seu rival e os aliados ocidentais.

O AUTOR


Nascido em Cuba, em 1953, Joe Navarro foi, durante 25 anos, agente do FBI, no departamento de contraespionagem, e um dos membros-fundadores do Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional, que se focava no comportamento de espiões, terroristas e outros criminosos. Desde que se retirou, Navarro escreve – para o The Washington Post, The Huffington Post e Psychology Today, entre outras publicações – e tem dado ainda várias palestras acerca de comunicação não-verbal, tendo o seu trabalho provas dadas junto das maiores produções de media um pouco por todo o mundo.
Para saber mais, visite o site do autor: www.jnforensics.com
IMPRENSA

«Fascinante. […] Uma narrativa muito interessante acerca da contraespionagem na era pré-cibernética e um lembrete de como um agente astuto pode ser um trunfo de valor incalculável para as forças de segurança.»
Kirkus Reviews

«Manipulação psicológica, pesquisa meticulosa e sacrifício pessoal admirável. Navarro fez frente ao traidor Rod Ramsay, ganhou a sua confiança e explorou o seu ego arrebatador até conseguir extrair uma confissão que viria a lançar o pânico no seio do FBI, da NSA e do Departamento de Justiça norte-americano. Um livro excecional e eletrizante.»
Jason Matthews, antigo agente secreto da CIA e autor best-seller do The New York Times

«Um relato apaixonante acerca de profissionais de contraespionagem persistentes, em liga contra um pérfido mas genial conluio de soldados norte-americanos que, se nunca expostos, teriam alterado para sempre o rumo da Guerra Fria.»
Harry E. Soyster, antigo tenente-general dos Serviços de Informação e Segurança do Exército dos EUA

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK