2022-09-06

Identidade, história e segredos: os ingredientes de Bolo Negro

Charmaine Wilkerson estreia-se com uma saga familiar que cruza o tempo e a geografia.

Partilhar:

No dia 8 de setembro, a Porto Editora publica Bolo Negroromance de estreia da norte-americana Charmaine Wilkerson. Com a diáspora africana pós-colonial do século XX como cenário, a saga de uma família américo-caribenha é o ponto de partida para esta delicada exploração das questões de identidade racial, pessoal e social.

Byron e Benedetta são dois irmãos na casa dos 30. Ele, mais velho e mais ambicioso, é um famoso oceanógrafo e personalidade televisiva. Ela deixou a faculdade, saltita de emprego em emprego, e é a eterna desilusão da família. A vida separa-os e somam oito anos sem se verem. O reencontro é forçado pela morte da mãe, Eleanor. Quando finalmente se sentam à mesma mesa percebem que a mãe lhes destinou instruções concretas: deverão ouvir uma longa gravação da própria, repleta de revelações e, quando chegar a “altura certa”, partilhar o bolo negro que lhes deixa.

Bestseller do The New York Times, vendido para 15 países, destacado por Barack Obama na sua influente lista de leituras de verão e escolhido como melhor de livro de 2022 por meios como Cosmopolitan, Grazia, Stylist, BBC News e Daily Mail, este romance de estreia de Charmaine Wilkerson está já em adaptação para televisão pela mão de Oprah Winfrey.


SOBRE O LIVRO

Bolo Negro
Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa».
Para além do bolo, uma homenagem às origens caribenhas da família, há ainda uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: Byron e Benedetta têm uma irmã.
Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado.
Nesta estreia surpreendentemente madura, Charmaine Wilkerson explora com fina sensibilidade as questões difíceis da identidade pessoal e social, numa saga familiar intensa, que cruza o tempo e a geografia, fazendo-nos acreditar que é sempre possível regressar a casa.
Bestseller do The New York Times em adaptação para a televisão por Oprah Winfrey.


CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Bolo Negro» é um romance de personagem, uma história multigeracional feita para se saborear… Provocadora e pungente.
Time

Wilkerson explora as nuances da identidade racial e da traição num romance poderoso.
Vogue

Trabalhado com delicadas intenções e entretecido numa mistura de perspetivas.
Vulture

Wilkerson usa a história extraordinária de uma família américo-caribenha para perscrutar questões de identidade e refletir sobre como as vidas que vivemos e as escolhas que fazemos deixam um “rasto de potenciais consequências” que passam de geração em geração.
Booklist

Uma estreia refrescante sobre laços fraternos e uma história familiar escondida.
Glamour


SOBRE A AUTORA

Charmaine Wilkerson
É uma autora norte-americana que viveu na Jamaica e reside em Itália. Com formação pela Barnard College e pela Stanford University, foi jornalista e viu vários dos seus contos publicados em revistas e antologias da especialidade. Este é o seu primeiro romance.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!