2017-01-04

"Geringonça" eleita PALAVRA DO ANO® 2016

Mais de 25.000 portugueses participaram na eleição da PALAVRA DO ANO® 2016.

Partilhar:

Em cerimónia realizada hoje, às 10:30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a Porto Editora anunciou a PALAVRA DO ANO® 2016 eleita pelos portugueses: "geringonça". O vocábulo "geringonça" foi eleito com 35% dos votos, seguido por "campeão" (29%) e "brexit" (8%).

Os resultados obtidos pelas 10 palavras candidatas nesta edição foram: Geringonça 35% Campeão 29% Brexit 8% Parentalidade 6% Presidente 6%
Turismo 4%
Racismo 4%
Humanista 4%
Empoderamento 3%
Microcefalia 1%

A palavra "geringonça", usada para designar a coligação parlamentar que apoia o atual governo, integrou a lista das 10 candidatas a PALAVRA DO ANO® considerando o destaque que teve ao longo do ano de 2016.

No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível gratuitamente em www.infopedia.pt, a palavra "geringonça" apresenta-se da seguinte forma:

geringonça
ge.rin.gon.ça

nome feminino
1. construção pouco sólida e que se escangalha facilmente; caranguejola
2. aparelho ou máquina considerada complicada; engenhoca
3. coisa consertada que funciona a custo
4. figurado sociedade ou empresa de estrutura complexa e pouco credível
5. figurado qualquer coisa ou ideia engendrada de improviso e que funciona com dificuldade
6. calão; gíria


Assim, "geringonça" sucede como PALAVRA DO ANO® a "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009). Esta oitava edição da PALAVRA DO ANO® contabilizou o maior número de votos desde o início da iniciativa, foram mais de 25.000 os portugueses que participaram na eleição.

INICIATIVA ATRAVESSA FRONTEIRAS

Pela primeira vez, este ano serão conhecidas as PALAVRA DO ANO® em Angola e Moçambique. A responsabilidade desta iniciativa é da Porto Editora e das empresas que integram este grupo editorial, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, contando com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua naqueles países.

Seguindo as mesmas regras da iniciativa em Portugal, as votações decorreram através dos sites www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.co.mz. As palavras eleitas pelos angolanos e pelos moçambicanos serão anunciadas no próximo dia 18 de janeiro.

Entretanto, é de sublinhar que a iniciativa da PALAVRA DO ANO® está a servir de inspiração para ações semelhantes noutras latitudes, como por exemplo, na Galiza e na Áustria e também no Brasil.

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.

A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017.