2019-03-27

Desenrolar O novelo de emoções com os mais pequenos

Um livro para trabalhar a inteligência emocional dos leitores mais jovens.

Partilhar:

São invisíveis e muitas vezes difíceis de compreender. Também não são boas nem más, mas podem ser usadas em nosso favor ou jogar contra nós. O que são, afinal, as emoções? E como explicá-las aos mais pequenos? No dia 28 de março, a Porto Editora ajuda nessa tarefa, com a publicação de O novelo de emoções, de Elizabete Neves, e ilustrado por Natalina Cóias.


A inteligência emocional e o seu desenvolvimento são considerados, cada vez mais, como temas fundamentais para o crescimento saudável das crianças. Conhecer e compreender o que sentem proporciona-lhes segurança e tranquilidade, garantindo que há um nome e formas de lidar com o que se enovela muitas vezes de forma confusa.

Através da história de Marta e do seu amigo Sukha, um tsuru (uma garça-real feita em origami), O Novelo de Emoções é uma ferramenta que permite a pais, educadores e professores, ajudar as crianças a identificarem aquilo que sentem e a crescerem de modo mais confiante, com melhores interações sociais e interpessoais. De forma simples, mas lúdica, este livro ajuda os adultos a explicarem o nome e também a importância das emoções.

Outra das novidades deste livro é a inclusão do código ColorADD, um sistema de identificação de cores que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a cor é um fator determinante na comunicação ou no processo de aprendizagem.

SOBRE O LIVRO

O novelo de emoções
A obra desenrola-se em torno de uma menina que não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. Eis que surge o seu amigo Sukha e, através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!

SOBRE A AUTORA

Elizabete Neves
Nasceu em 1977, em Vila Nova de Gaia. É licenciada em Economia, com pós-graduação em Gestão da Formação e em Educação e Parentalidade Positiva. Possui certificações internacionais em Coaching Trainer, Comunicação não Violenta, Inteligência Emocional e em Disciplina Positiva para pais e para professores pela Positive Discipline Association, USA.

É formadora há mais de 15 anos, na área do desenvolvimento pessoal, comportamental e comunicacional. É coach e vice-presidente da Associação Portuguesa de Coaching.

Mãe de duas crianças que a desafiam todos os dias, acredita que toda a mudança se inicia com o pensamento, ganha força com a emoção e concretiza-se na ação. Por isso a sua missão é ajudar as pessoas a mudarem a forma como pensam, sentem e agem nas empresas, no desporto e na educação, para criarem impacto positivo no mundo. Na área da educação, o seu objetivo é ajudar pais, professores, educadores e outros agentes educativos a construírem relacionamentos fortes e autênticos, em que o respeito mútuo, a firmeza e o carinho andam de mãos dadas. Acredita que os desafios do dia a dia são oportunidades para aprendermos e ensinarmos competências socioemocionais indispensáveis à vida que desejamos para nós e para as crianças e jovens que acompanhamos.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK