Todos os corpos são diferentes, com várias formas, tons e habilidades. Mas há algo que temos em comum. Todos temos um corpo, que é nosso melhor amigo e de quem temos a responsabilidade de cuidar. Para isso, precisamos de amar o nosso corpo, de estabelecer limites e de respeitar os limites dos outros.
Em O meu corpo!, através de ilustrações divertidas e uma escrita assertiva, Elise Gravel incentiva as crianças a celebrarem os seus corpos, a abraçarem as suas diferenças e a compreenderem a importância do consentimento. Numa linguagem acessível, para que todos aqueles que têm um corpo a possam compreender, a mensagem é simples: todos os corpos merecem ser tratados com respeito.
E embora os nossos corpos sejam sempre únicos e diferentes, também temos muita coisa em comum. Todos temos medos, todos vivemos momentos de alegria e de tristeza, todos temos necessidades. No fundo, todos precisamos de amor e de ser aceites tal como somos. E é exatamente isso que o livro Todos nós! explora e (re)lembra aos leitores de diferentes idades: a importância da empatia, do respeito pelo próximo e de sermos… humanos!
Elise Gravel evidencia nestes livros a sua preocupação com causas sociais como a igualdade e a tolerância, e utiliza o sentido de humor para despertar o sentido crítico dos jovens leitores. Leituras que celebram a beleza da diversidade e incentivam o gosto pela leitura desde cedo.
SOBRE OS LIVROS
O meu corpo!
Existem diferentes tipos de corpos, com várias formas e tons, capazes de fazer muitas coisas diferentes. O teu corpo é o teu melhor amigo! E TODOS os corpos merecem ser respeitados e celebrados.
Todos nós!
Todos nós somos únicos e diferentes, mas também temos muitas coisas em comum. Todos nós temos medos, inseguranças, sentimentos, ideias e necessidades.
SOBRE A AUTORA
Elise Gravel
Elise Gravel mora em Montreal, no Canadá, com o marido, as duas filhas, os gatos e algumas aranhas. Estudou Design Gráfico, altura em que decidiu tornar-se ilustradora. Escreveu e ilustrou mais de 30 livros infantis em francês e inglês, nos quais é visível uma combinação entre arte e humor. Elise Gravel usa o seu sentido de humor único para despertar o pensamento crítico nos jovens leitores, explorando, nas suas obras, temas como a igualdade, a tolerância e a liberdade. Já ganhou alguns prémios, como o Governor General's Award for illustration , o Vicky Metcalf Award for Literature for Young People, o Rights and Freedoms Award from the Quebec Commission des droits de la personne et des droits de la jeunesse , dois Applied Arts Awards e o Grafika Award. Também foi nomeada para o prémio Mr. Christie's Book Award