2015-05-27

A Viagem Literária a caminho de Viseu

Francisco José Viegas e José Paulo Cavalcanti Filho vão estar no Teatro Viriato a 2 de junho, 21:30, para a terceira etapa desta viagem. A entrada é livre.

Partilhar:
A cidade de Viseu é a próxima paragem da “Viagem Literária”, a iniciativa da Porto Editora que está a levar a literatura a viajar pelo país. Os convidados são os escritores Francisco José Viegas e José Paulo Cavalcanti Filho e esta sessão da “Viagem Literária” – a terceira, depois das bem-sucedidas Bragança e Vila Real – está agendada para o próximo dia 2 de junho, às 21:30, no Teatro Viriato, onde os bilhetes já estão disponíveis gratuitamente.



Em perspetiva está um excelente serão. Francisco José Viegas e José Paulo Cavalcanti Filho são dois grandes conversadores e há temas que se afiguram incontornáveis considerando certas afinidades: ambos têm experiência de governação (um foi Secretário de Estado da Cultura e o outro Ministro da Justiça), uma forte ligação a Fernando Pessoa (um dirigiu a Casa Fernando Pessoa, o outro é biógrafo do poeta), estão ambos ligados ao jornalismo (um é jornalista, o outro é especialista em direito do jornalismo). Sem esquecer, naturalmente, o gosto pelos livros e pela literatura. A conversa será moderada pelo jornalista João Paulo Sacadura.

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas nasceu em 1962. Escritor, jornalista e editor, é responsável pela revista Ler e foi também diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Colaborou em vários jornais e revistas, e foi autor de diversos programas na rádio e televisão.

Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da Vida, O Puro e o Impuro, Se Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um Rio, Crime em Ponta Delgada, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques, Longe de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2005), O Mar em Casablanca e O Colecionador de Erva.

Os seus livros estão publicados na Itália, Alemanha, Brasil, França, Colômbia e República Checa.

José Paulo Cavalcanti Filho
Advogado no Recife, consultor da Unesco e do Banco Mundial, membro da Comissão Nacional da Verdade criada em 2012 para apurar as violações de Direitos Humanos durante a Ditadura Militar no Brasil e ex-Ministro da Justiça. Nasceu em 1948 e é membro da Academia Pernambucana de Letras.

Etapa a etapa, o que equivale a dizer mês a mês e cidade a cidade, a Porto Editora cumpre uma Viagem Literária a Portugal. De norte a sul, do litoral ao interior, passando pelas ilhas, esta Viagem percorre várias cidades, para fomentar o gosto pela leitura e pelo pensamento. A cada sessão, o jornalista João Paulo Sacadura conversa com dois reconhecidos escritores. A entrada é gratuita e a Viagem já começou.

O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.
José Saramago, “Viagem a Portugal”

A “Viagem Literária” terá os seus espaços próprios de contacto com o grande público: no site da Porto Editora, em www.portoeditora.pt/viagemliteraria, no Facebook (www.facebook.com/viagemliterariaportugal) e no Instagram (www.instagram.com/viagemliterariaportugal).

Sobre a Porto Editora
A Porto Editora, fundada a 2 de maio de 1944, é a casa-mãe de um grupo que é hoje constituído também pelas empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Circulo de Leitores, Raiz Editora, Distribuidora de Livros Bertrand, Livrarias Bertrand, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique, Plural Editores Timor-Leste e a unidade de produção Bloco Gráfico. Aquelas editoras integram um portfólio de chancelas que inclui Albatroz, ArtePlural, Assírio & Alvim, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates, 11x17 e, agora, a Livros do Brasil.

O Grupo Porto Editora tem uma atividade editorial abrangente e diversificada, atuando nas áreas da edição escolar e de referência, literatura de ficção, não ficção, infantojuvenil e multimédia interativo, sendo de referir também a aposta no comércio eletrónico através da WOOK.pt, a maior livraria online portuguesa.

Líder em praticamente todos os setores em que está presente, o Grupo Porto Editora cultiva os valores do rigor, qualidade, dinamismo e inovação, sendo também reconhecido pela excelência de gestão, seriedade e profissionalismo na edição.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK