"Há exatamente 427 dias" que Sofia vive com os seus pais em Londres. O simples facto de registar e atualizar esse tempo deixa perceber o que ela sente: saudade da sua cidade, o Porto. Quando Sofia tenta explicar esse sentimento ao professor, descobre que a palavra saudade não é fácil de traduzir, como não o é lidar com as lembranças das noites de São João, do sotaque das vendedoras do Bolhão ou das casas encavalitadas da Ribeira.
Felizmente, Sofia encontra numa gaivota a aliada perfeita que a ajudará a diluir as saudades e, não menos importante, a sentir-se em casa, esteja onde estiver.
De Londres ao Porto numa gaivota é uma história dos nossos dias escrita em português e inglês. São muitas as famílias de emigrantes que, nos últimos anos, encontraram noutros países as condições essenciais para construírem o seu futuro e essa realidade serviu de inspiração à autora, Inês Cardoso, que tem neste livro o seu terceiro original e com o qual se estreia no catálogo infantojuvenil da Porto Editora.