Este livro pretende ser um ensaio sobre a necessidade de, em educação e no trabalho social, se adotar uma mudança estratégica de paradigma relativamente àqueles que devem ser os objetivos de qualquer projeto que vise a formação ou o apoio a pessoas, seja a crianças e jovens ao longo da sua vida nas escolas, seja a pessoas em situação de rutura iminente ou já de exclusãoconsumada. Trata-se, em qualquer dos casos, de perceber que a realização de itinerários de vida, ou a sua reorganização, passa pela capacidade de lidar com riscos, indefinições, mutações, flutuações, etc., que pouco terão a ver com a rigidez de princípios abstratos, a solidez de práticas estáveis ou a segurança de comportamentos que passem pelo conforto da mediania.
C’est la marge qui tient la page ("É a margem que segura a página"), eis a frase que um dia Jean-Luc Goddard escreveu e que Philippe Meirieu usou precisamente para ilustrar a importância que as condutas escolares consideradas desobedientes, portanto na margem da educação, podem ter para o entendimento e desenho das intervenções educativas…
Eis o pensamento que ousámos acolher para inspirar as reflexões que constituem o cerne do presente trabalho.
Coleção Educação e Trabalho Social
Esta coleção, dirigida pelo Prof. Dr. Adalberto Dias de Carvalho, proporciona ao vasto espetro de pessoas e instituições direta ou indiretamente implicadas na formação e no exercício de funções sociais e educativas, um importante conjunto de obras de referência.
Abrange-se assim a transdisciplinaridade e a complexidade de uma área decisiva de saberes e de práticas que requer um cuidado esforço de fundamentação de conceitos e de estratégias de intervenção.