Estes são os alunos portugueses campeões em literacia

A Grande Final da LITERACIA 3Di distinguiu os melhores alunos com bolsas, tecnologia, cheques-prenda e uma viagem.

Partilhar:

Em novembro, eram 130 000 os alunos que competiam para alcançar o lugar que só quatro conseguiram: Lourenço Rebelo, das Escolas de São Gonçalo (Torres Vedras), Simone Pinto, do Colégio Luso Francês (Porto), Luís Gonçalves, das Escolas de Melgaço, e Marta Vasconcelos, das Escolas Daniel Sampaio (Sobreda).



São estes os campeões nacionais de literacia de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês, respetivamente, conhecidos na Grande Final da LITERACIA 3Di - o desafio pelo conhecimento, realizada esta sexta-feira, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. Nesta final, participaram 86 alunos em representação de todos os distritos e regiões autónomas, que foram apurados entre 130 000 alunos após duas fases eliminatórias, a nível escolar e distrital.



Os vencedores desta terceira edição da LITERACIA 3Di, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora, tiveram direito aos seguintes prémios:

Prémio Mérito LITERACIA 3Di | Fundação Montepio
A cada vencedor nas dimensões de Leitura, Matemática e Ciência, a atribuição de um prémio de 3.000€ (três mil euros);
À escola de cada vencedor nas dimensões de Leitura, Matemática, Ciência e Inglês, um prémio de 5.000€ (cinco mil euros).

Prémio Sucesso LITERACIA 3Di | Samsung
A cada aluno vencedor nas dimensões de Leitura, Matemática, Ciência e Inglês, a atribuição de um tablet.

Prémio LITERACIA 3Di | Cambridge Assessment English
A vencedora na dimensão de Inglês ganha uma viagem de duas semanas a Cambridge (com alojamento, alimentação e atividades incluídos), para frequência de aulas de língua inglesa.



Para além da realização das provas, o dia da Grande Final da LITERACIA 3Di permitiu que os alunos participassem em diversas atividades, incluindo a visita às exposições do Pavilhão do Conhecimento. Além disso, todos os finalistas receberam um telemóvel Samsung e um cheque-prenda do Grupo Conselheiros da Visão - que realizou vários rastreios visuais durante o evento.



Francesca Woodward, Global Network Director da Cambridge Assessment English (entidade resposável pelas provas de Inglês), ficou bastante surpreendida com o nível de competências dos alunos portugueses e afirmou que "a Cambridge Assessment English está muito feliz com a sua colaboração neste projeto inovador que tem um impacto social tão positivo, sendo um excelente exemplo da utilização da tecnologia ao serviço da Educação". Estas foram, também, as palavras de Ivo Xavier, em representação da Samsung, que saudou "os melhores dos melhores" e relembrou ainda que esta transformação digital permite uma melhor preparação dos profissionais de amanhã. Tomás Correia, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Montepio, parabenizou os alunos e professores que "desenvolveram um trabalho intenso" para chegar à Grande Final e demonstrou grande satisfação por poder contribuir para o desenvolvimento dos alunos portugueses, através desta iniciativa.



A LITERACIA 3Di foi distinguida com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, como reconhecimento pelo contributo dado à promoção da literacia de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês dos jovens portugueses, estimulando o seu desenvolvimento social e educacional e promovendo o gosto pelo conhecimento.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK