Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais
Livro 20
SINOPSE
Para além de apresentar a importância de intervir junto das famílias e de as envolver no processo de desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, o livro reúne um excelente conjunto de ideias práticas, baseadas na evidência científica e empírica e desenvolvidas por conceituados especialistas, que visam colocar em prática iniciativas eficazes.
As estratégias apresentadas são úteis e variadas, indo desde a identificação das necessidades e pontos fortes das famílias, ao modo como dialogar com estas fornecendo informação, apoio e coaching, passando pela identificação das oportunidades de aprendizagem para as crianças nos seus contextos de vida diária e ainda pelas formas de ajudar as famílias a lidar com comportamentos problemáticos.
Muitas das estratégias fornecem ainda materiais fotocopiáveis, tornando este livro numa autêntica ferramenta de intervenção precoce, que potencia o desenvolvimento de crianças e capacita as suas famílias, tornando-as mais autónomas e felizes.
Coleção Educação Especial
Dirigida por Luís de Miranda Correia
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a Educação Especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.
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