O Mestre
SINOPSE
Esta é uma obra que trata de Filosofia da Linguagem, mas também de Filosofia do Conhecimento.
Em diálogo com o filho Adeodato, Santo Agostinho começa por questionar a eficácia do acto de ensinar e, de caminho, o papel mediador da linguagem na relação entre mestre e discípulo.
Com este exercício, Santo Agostinho distingue entre a pedagogia verbal ? modo de ensinar por meio de palavras ? da pedagogia ostensiva ? modo de ensinar sem palavras, mostrando directamente as coisas ? considerando que aquela pressupõe um conhecimento anterior por parte do discípulo e esta depende da actividade inteligente do observador.
Daqui conclui que a linguagem não pode ser causa do conhecimento da realidade significada e que aprender não depende do saber do mestre exterior, isto é, aquele que usa a linguagem significante como meio de ensino - depende, sim, da luz do «Mestre interior», Cristo, que é a origem do conhecimento superior, a própria Verdade.
A função do mestre deve ser, pois, despertar o discípulo para o conhecimento interior da verdade.
Tradução de António Soares Pinheiro.
Introdução e comentários de Maria Leonor Xavier.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES