Investigação em Didáctica e Formação de Professores
Livro 11
SINOPSE
A Didáctica afirma-se actualmente no seio das Ciências da Educação como uma disciplina cuja especificidade se delimita na confluência das duas finalidades que persegue: produzir conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem de um dado saber; intervir no terreno de actuação social sobre o qual se debruça. Assumindo-se assim como um discurso sobre e para o objecto, como uma teoria prática ou uma ciência-acção, a Didáctica institui-se enquanto espaço privilegiado de diálogo entre a investigação, a formação e o ensino, e valida-se na qualidade das interacções que neste diálogo se estabelecem. Nestas interacções encontra argumentos que lhe permitem evoluir epistemologicamente na consolidação de conceitos, teorias e metodologias próprios, vendo deste modo reforçado o seu papel de disciplina orientada para a intervenção social.
Apoiado nesta conceptualização da Didáctica, este livro dá corpo a um cenário de formatos possíveis de diálogo entre o saber didáctico e a formação de professores, formatos resultantes de investigações realizadas em diferentes contextos empíricos.
Colecção CIDInE
Dirigida pelos Professores Doutores José Tavares e Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro, esta colecção, sucedânea das Edições CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), tem como objectivo a publicação de livros na área de formação dos profissionais da Educação.
Coloque a sua recomendação
Investigação em Didáctica e Formação de Professores
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.