Ensinar ciências, aprender ciências
ISBN:
978-972-0-34327-7
Edição/reimpressão:
05-2011
Editor:
Porto Editora
Código:
34327
Coleção:
Educação, Teoria e Prática
ver detalhes do produto
SINOPSE
Este livro é o resultado de um longo caminho percorrido no âmbito do projeto PARSEL, que se iniciou em 2006 e envolveu oito universidades estrangeiras e inúmeros professores e alunos europeus e israelitas.
Este percurso iniciou-se com a discussão sobre que características deveriam ter as atividades de ciência, de forma a: i) aumentarem o interesse dos alunos pela ciência e ii) facilitarem o desenvolvimento de competências múltiplas, segundo uma filosofia de educação pela ciência.
Num outro sentido, pretendia-se, igualmente, que as atividades desenvolvidas fossem suficientemente abertas e flexíveis, de forma a serem facilmente apropriadas por diferentes professores de ciências e adaptadas a contextos escolares e curriculares muito distintos. Após este processo prolongado e estimulante, o grupo continuou o seu caminho, testando, avaliando e comentando as atividades desenvolvidas com vista ao seu aperfeiçoamento.
Este livro surge como o culminar deste processo, no qual a preocupação com a disseminação sempre ocupou um lugar central. Com efeito, o fim último deste projeto não era desenvolver um conjunto de atividades reconhecidas e validadas que ficassem à disposição de apenas alguns professores, mas sim colocá-las ao dispor de um número elevado de professores. Pretende-se, assim, fornecer um modesto contributo para a mudança curricular de ciências, mudança essa que se mostra necessária e urgente.
Este percurso iniciou-se com a discussão sobre que características deveriam ter as atividades de ciência, de forma a: i) aumentarem o interesse dos alunos pela ciência e ii) facilitarem o desenvolvimento de competências múltiplas, segundo uma filosofia de educação pela ciência.
Num outro sentido, pretendia-se, igualmente, que as atividades desenvolvidas fossem suficientemente abertas e flexíveis, de forma a serem facilmente apropriadas por diferentes professores de ciências e adaptadas a contextos escolares e curriculares muito distintos. Após este processo prolongado e estimulante, o grupo continuou o seu caminho, testando, avaliando e comentando as atividades desenvolvidas com vista ao seu aperfeiçoamento.
Este livro surge como o culminar deste processo, no qual a preocupação com a disseminação sempre ocupou um lugar central. Com efeito, o fim último deste projeto não era desenvolver um conjunto de atividades reconhecidas e validadas que ficassem à disposição de apenas alguns professores, mas sim colocá-las ao dispor de um número elevado de professores. Pretende-se, assim, fornecer um modesto contributo para a mudança curricular de ciências, mudança essa que se mostra necessária e urgente.
Ver Mais
DETALHES DO PRODUTO
Ensinar ciências, aprender ciências
ISBN:
978-972-0-34327-7
Edição/reimpressão:
05-2011
Editor:
Porto Editora
Código:
34327
Coleção:
Educação, Teoria e Prática
Idioma:
Português
Dimensões:
167 x 243 x 5 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
144
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
Coloque a sua recomendação
Ensinar ciências, aprender ciências
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.