Em causa: aprender a aprender

avaliação dos leitores (2 comentários)
(2 comentários)
ISBN: 978-972-0-34934-7
Edição/reimpressão: 10-2011
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Código: 34934
ver detalhes do produto
5,50€ I
-10%
EM
STOCK
COMPRAR
-10%
EM
STOCK
5,50€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO EM CARTÃO
I EM STOCK

SINOPSE

De facto, quem se inebria com a expressão "aprender a aprender" parte de um erro que se pode separar o conhecimento factual da atitude para o adquirir. Como se podem transmitir atitudes em abstracto sem objectos que as exijam e sobre os quais elas atuam?
Carlos Fiolhais, FFMS (in Prefácio)

Se é professor, recorde-se que se promover o uso de testes ou exercícios frequentes na sala de aula que impliquem uma recuperação ativa dos conhecimentos e feedback está a desenvolver a aprendizagem dos seus alunos e a possibilidade de a transferirem para outros contextos.
Paula Carneiro, Universidade de Lisboa
Ver Mais

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Aprender melhor
Olímpio Olegário Mendes Tavares | 2018-11-08
Um bom livro. Fundamentado cientificamente. Um importante apoio para professores de todos os níveis. Desafia a nossa forma tradicional de ensinar, propõe metodologias inovadores. Quem quiser inovar, tem aí um bom instrumento.
Ensinar e aprender
madalena | 2015-03-21
Ensinar e aprender nem sempre são tarefas fáceis e nem sempre andam juntas. Muitas vezes há um grande esforço por parte de um professor para passar uma informação, mas nem sempre esta chega ao destinatário como desejado. E porque? E porque é que os alunos "reclamam" da exigência? Há que haver uma predisposição... Importa deixar claro que a exigência é fundamental e que permite generalizar conhecimentos e é uma aprendizagem para a vida.

DETALHES DO PRODUTO

Em causa: aprender a aprender
ISBN: 978-972-0-34934-7
Edição/reimpressão: 10-2011
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Código: 34934
Idioma: Português
Dimensões: 144 x 209 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 96
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 30 livros, incluindo Física Divertida, Computadores, Universo e Tudo o Resto e A Coisa Mais Preciosa que Temos (Gradiva); Ciência a Brincar (Bizâncio); manuais escolares de Física e de Química (Gradiva e Texto Editores); Roteiro de Ciência e Tecnologia (Ulmeiro) e Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio (Gulbenkian). É autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e ações promovendo a ciência e a cultura científica. Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005.
Investiga Física da Matéria Condensada e História das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia). Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física.
Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Ver Mais

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!