Educar Crianças com Problemas de Comportamento
ISBN:
978-972-0-34517-2
Edição/reimpressão:
09-2008
Editor:
Porto Editora
Código:
34517
Coleção:
Educação Especial
ver detalhes do produto
SINOPSE
Coleção Educação Especial
Dirigida por Luís de Miranda Correia
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.
As crianças com perturbação de oposição e comportamento desafiante representam uma enorme dificuldade para os professores e outros educadores. Esses alunos podem tornar-se agressivos, perturbadores e mesmo violentos dentro da sala de aula. Mas, em vez de se sentirem frustrados com este comportamento antissocial, os educadores necessitam de abordar cada criança individualmente com paciência e compreensão.
Recorrendo a histórias verídicas, baseadas em casos ocorridos em salas de aula, os autores ilustram os conceitos-chave e as técnicas necessárias para ser bem-sucedido no ensino de alunos com problemas de comportamento. Acreditam que o comportamento do professor pode influenciar positivamente as reações do aluno e apresentam conselhos práticos sobre quais as abordagens que funcionam e quais as que não funcionam. Os leitores aprenderão a:
- identificar os fatores de risco que podem espoletar comportamentos antissociais;
- planear o ambiente da sala de aula, as rotinas e as tarefas que aumentam o sucesso;
- interagir de forma que promovam o comportamento positivo;
- retirar temporariamente uma criança disruptiva da sala de aula, preservando a dignidade do discente;
- trabalhar com os pais da criança para determinar os serviços de educação especial adequados;
- orientar os pais para programas de formação eficazes;
- desenvolver uma cultura de escola com valores e crenças produtivos para os alunos com perturbação de oposição.
Os alunos com problemas de comportamento têm de se sentir seguros na sala de aula, a nível emocional e físico. Os autores demonstram de que forma é que os educadores podem ajudar os alunos a passar do desespero à esperança, da irritação ao conforto e do insucesso ao sucesso.
Dirigida por Luís de Miranda Correia
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.
As crianças com perturbação de oposição e comportamento desafiante representam uma enorme dificuldade para os professores e outros educadores. Esses alunos podem tornar-se agressivos, perturbadores e mesmo violentos dentro da sala de aula. Mas, em vez de se sentirem frustrados com este comportamento antissocial, os educadores necessitam de abordar cada criança individualmente com paciência e compreensão.
Recorrendo a histórias verídicas, baseadas em casos ocorridos em salas de aula, os autores ilustram os conceitos-chave e as técnicas necessárias para ser bem-sucedido no ensino de alunos com problemas de comportamento. Acreditam que o comportamento do professor pode influenciar positivamente as reações do aluno e apresentam conselhos práticos sobre quais as abordagens que funcionam e quais as que não funcionam. Os leitores aprenderão a:
- identificar os fatores de risco que podem espoletar comportamentos antissociais;
- planear o ambiente da sala de aula, as rotinas e as tarefas que aumentam o sucesso;
- interagir de forma que promovam o comportamento positivo;
- retirar temporariamente uma criança disruptiva da sala de aula, preservando a dignidade do discente;
- trabalhar com os pais da criança para determinar os serviços de educação especial adequados;
- orientar os pais para programas de formação eficazes;
- desenvolver uma cultura de escola com valores e crenças produtivos para os alunos com perturbação de oposição.
Os alunos com problemas de comportamento têm de se sentir seguros na sala de aula, a nível emocional e físico. Os autores demonstram de que forma é que os educadores podem ajudar os alunos a passar do desespero à esperança, da irritação ao conforto e do insucesso ao sucesso.
Ver Mais
DETALHES DO PRODUTO
Educar Crianças com Problemas de Comportamento
ISBN:
978-972-0-34517-2
Edição/reimpressão:
09-2008
Editor:
Porto Editora
Código:
34517
Coleção:
Educação Especial
Idioma:
Português
Dimensões:
167 x 244 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
176
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
Coloque a sua recomendação
Educar Crianças com Problemas de Comportamento
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.