Crescendo Juntos
Passos para a Inclusão na Educação de Infância
SINOPSE
Como se podem preparar os educadores e profissionais de educação para lidarem com as questões contemporâneas da inclusão, da diversidade e da socialização precoce, na creche e jardim de infância? Que aspetos da prática influenciam a eficácia da educação de infância inclusiva?
Nesta obra avançam-se respostas a estas questões, com o intuito de criar recursos efetivos e acessíveis aos profissionais de educação de infância, facilitando o desenvolvimento do seu conhecimento nesta área pela exploração de novos conceitos e ideias nas suas práticas educativas.
Começa-se por descrever um conjunto de princípios-base que enquadram o crescer, brincar e aprender juntos - crianças com e sem necessidades especiais. Geram-se interfaces entre a teoria e a prática, evidenciando, por um lado, a reflexão em torno do contexto filosófico, para uma socialização comum e um debate profissional que clarifique ideias de inclusão; por outro lado, exemplificando estratégias e formas de adaptar o currículo às especificidades de cada criança, recorre-se à análise de exemplos práticos baseados nos princípios da inclusão.
Trata-se de uma obra que permite aos leitores refletirem sobre a sua prática de forma sustentável, explorando evidências, conceitos e ideias várias resultantes do pensamento mais recente sobre educação de infância inclusiva, enriquecendo e promovendo a participação das crianças, independentemente dos seus níveis diferenciados de desenvolvimento.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES