Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

Livro 10

Carlos Marques Simões, Helena Ralha Simões
ISBN: 978-972-0-34730-5
Edição/reimpressão: 06-2006
Editor: Porto Editora
Código: 34730
Coleção: Cidine
ver detalhes do produto
10,60€ I
-10%
COMPRAR
-10%
10,60€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO EM CARTÃO
I ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL

SINOPSE

No seu quotidiano, os professores confrontam-se sistematicamente com dificuldades decorrentes de uma insuficiente caracterização dos contextos, facto esse que tem sido apontado como determinante da escassa fundamentação teórica da educação.
Apesar de parecer evidente que nem os indivíduos podem ser adequadamente compreendidos sem referência aos enquadramentos ambientais em que se inserem, com demasiada frequência não se estabelece essa ligação, podendo imputar-se tal desfasamento à carência de conceptualizações que tenham este aspecto suficiente em conta.

Enquadrados por esta realidade, os professores devem, pois, esforçar-se por encontrar os seus próprios modos de intervir, dado que têm de actuar contextualizadamente, conciliando a reflexão crítica e a acção.

Por tudo isso, é de fundamental importância compreender os contextos, nomeadamente os relevantes para a situação educativa, tanto mais que é enorme a sua complexidade, uma vez que dependem de múltiplos factores, cuja participação respectiva nem sempre é clara, envolvendo pessoas, ambientes e processos de natureza díspar e multideterminada.

Contudo, apesar de ser imperativo o papel da psicologia para perspectivar muitas destas questões, o que se realizou até hoje é manifestamente insuficiente, sendo a maior parte do que se sabe sobre o ser humano, em termos de desenvolvimento psicológico, resultante de estudos parcelares que isolaram a actuação do indivíduo do ambiente em que naturalmente ela ocorre.

Assim, torna-se fundamental o contributo de abordagens que permitam aprofundar os factores em jogo e facilitar a compreensão dos contextos educativos, designadamente através do diálogo entre a psicologia e a educação.


Colecção CIDInE

Dirigida pelos Professores Doutores José Tavares e Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro, esta colecção, sucedânea das Edições CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), tem como objectivo a publicação de livros na área de formação dos profissionais da Educação.

Ver Mais

DETALHES DO PRODUTO

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas
de Carlos Marques Simões, Helena Ralha Simões
ISBN: 978-972-0-34730-5
Edição/reimpressão: 06-2006
Editor: Porto Editora
Código: 34730
Coleção: Cidine
Dimensões: 167 x 244 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!