Brincar com as Ciências no Jardim-de-Infancia
Como explicar fenómenos complexos de forma simples
SINOPSE
Nesta obra, os autores juntaram alguns exemplos de situações a serem questionadas: o educador ouve a criança, observa-a a agir, a tactear, acompanha-a na suas pesquisas, permitindo-lhe experimentar toda a riqueza do seu imaginário, desenvolvendo a sua habilidade, ajudando-a a construir um espírito científico.
Dois grandes domínios ilustram estas situações na sala de aula:
- as Ciências da Natureza: o corpo, os pequenos animais, a árvore, a meteorologia e a astronomia;
- as Ciências Físico-Químicas: os espelhos, os ímanes, a energia, a luz, a água e a dinâmica.
Cada tema é composto por:
- situações iniciais diferenciadas (acontecimento fortuito, conto, situação real, poema, documento, espectáculo...);
- uma proposta de exploração pedagógica;
- jogos.
Colecção A par e passo...
Surgiu das necessidades sentidas na realidade educativa nacional e, ainda, das propostas curriculares relativamente "tradicionais" das escolas de formação.
Aliás, a edição de uma nova colecção em Educação só faz sentido se colmatar lacunas ou adaptar à realidade nacional e actual o que comprovou ser útil em termos educacionais noutros contextos.
Assim, abordam-se as mais diversas áreas, todas imprescindíveis no dia-a-dia da comunidade escolar e que continuam a não ser tratadas com a devida importância ou nem sequer são ensinadas nas escolas de formação.
Todos os assuntos tratados nesta colecção são apoiados por conceitos teóricos, mas apresentam igualmente propostas práticas, aplicáveis, concretas e suficientemente detalhadas.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES