Avaliação em Educação Pré-Escolar
Sistema de Acompanhamento das Crianças
SINOPSE
Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) é o resultado de um projeto (2006-2009) que procurou desenvolver uma cultura de avaliação em educação de infância, inspirando-se em "A process-oriented child monitoring system for young children", instrumento desenvolvido pela equipa do Centro de Educação Experiencial de Lovaina.
Atendendo à homologação de novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016), tornou-se clara a importância de atualização do sistema de acompanhamento das crianças (SAC) proposto em 2010. Por outro lado, a experiência dos últimos anos levou-nos a perceber a necessidade de uma maior simplificação do SAC.
Assim, este novo SAC, continuando fiel a uma abordagem experiencial da educação, organiza-se em função do proposto nas novas OCEPE (2016), procurando ir ao encontro das necessidades de muitos profissionais de educação de infância. Pretende ajudar os educadores na gestão da tarefa complexa que é a da avaliação e gestão do desenvolvimento curricular, numa progressão coerente, respondendo bem a todas as crianças e permitindo a construção de uma cultura e linguagem comuns entre os profissionais de educação de infância.
Aceda aqui às fichas editáveis do SAC que constituem os anexos da obra.
1. Identificação
2. Caracterização do contexto em que se situa o jardim de infância (fase 1)
3. Observação e caracterização do grupo (fase 1)
4. Análise e reflexão em torno do grupo e contexto (fase 2)
5. Análise e reflexão individualizadas (fase 2)
6. Definição de objetivos e iniciativas dirigidas ao contexto (fase 3)
7. Definição de objetivos e iniciativas individualizadas (Fase 3)
8. Avaliação individual final
DETALHES DO PRODUTO
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
Portes Grátis
Em Stock
Modelos Curriculares para a Educação de Infância
12,40€
15,50€
COMENTÁRIOS DOS LEITORES