Aprendizagem Auto-Regulada pelo Estudante
Perspectivas psicológicas e educacionais
Livro 17
SINOPSE
A investigação tem demonstrado que os estudantes que fazem apelo aos processos de auto-regulação são mais activos durante a aprendizagem, exercem um maior controlo sobre os processos cognitivos e motivacionais, conducentes à aquisição, organização e transformação da informação e conseguem mais facilmente conferir um significado pessoal aos conteúdos e ao acto de aprender.
Esta obra tem como objectivos principais:
(a) apresentar alguns dos modelos teóricos e resultados da investigação sobre a auto-regulação na aprendizagem;
(b) contribuir para o estreitamento entre as diversas abordagens que este tema tem suscitado;
(c) mostrar as implicações psicológicas e educacionais que os estudos neste domínio comportam para a concepção de uma aprendizagem mais construtiva e participativa e para uma prática educativa mais eficaz e esclarecida;
(d) motivar alguns dos leitores para a realização de futuras investigações, que ajudem a clarificar, teórica e empiricamente, muitas das questões que ainda continuam sem resposta cabal.
Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.
Colecção Ciências da Educação - Século XXI
Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.
Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.
Coloque a sua recomendação
Aprendizagem Auto-Regulada pelo Estudante
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.