Ao Redor da Mesa Grande
Livro 4
SINOPSE
Usando abordagens de pesquisa etnográficas e biográficas, apresenta-se um estudo da prática educativa de Ana, uma educadora de infância a exercer funções num jardim de infância da rede pública de educação pré-escolar. A prática educativa de Ana é enquadrada pelos princípios, filosofia e instrumentos do Movimento da Escola Moderna (MEM), mas transcende-o. É única, situada, contextualizada, é a prática educativa de Ana.
Este estudo em profundidade demonstra que a Ana vai construindo, dia após dia, em redor da Mesa Grande, uma comunidade participativa de crianças que discutem, conversam, interpelam-se umas às outras, resolvem problemas, aprendem práticas de cidadania e, por causa do espírito criado no grupo, se desenvolvem sob o ponto de vista humano, social e intelectual.
O cerne da prática educativa de Ana é o seu "eu moral", um "eu moral", orientado por uma ética centrada na solicitude, eivado de um profundo respeito pelas crianças e suas famílias. Da prática educativa de Ana emerge um currículo que é fenomenológico, construtivista, policentrado, social e intelectualmente orientado, profundamente contextualizado. Só a Ana é autora da sua própria prática educativa. A investigadora devolve, em espelho, filtrada pelo seu próprio olhar, a prática educativa de Ana.
Colecção Infância
De facto, ele viu nascer investigação significativa sobre a criança. Assistiu também ao desenvolvimento da educação pré-escolar.
A Colecção Infância, lançada no final do século da criança, visa contribuir para a qualidade da educação de infância vista como a primeira etapa da educação básica.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES