A escola como espaço social

A escola como espaço social

Leituras e olhares de professores e alunos

Aline Seiça, Ana Maria Bettencourt, Feliciano Veiga, Ian Davies, Joaquim Pintassilgo, Luiza Cortesão, Maria João Mogarro, Ricardo Vieira
ISBN: 978-972-0-34325-3
Edição/reimpressão: 12-2009
Editor: Porto Editora
Código: 34325
ver detalhes do produto
14,13€ I
-10%
COMPRAR
-10%
14,13€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO EM CARTÃO
I ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL

SINOPSE

Situado no contexto recente da presente evolução social e económica e da polémica em torno das políticas educativas, a obra intitulada A escola como espaço social: Leituras e olhares de professores e alunos oferece aos leitores um percurso de leituras multifacetadas sobre a escola, professores e alunos, perspetivando questões críticas e centrais à compreensão das práticas educativas na multiplicidade dos seus contextos. São multifacetadas as leituras e os olhares que se vão desenhando, complementando e cruzando ao longo dos vários capítulos. Ora se espelham nelas perspetivas teóricas e pensamento crítico acerca das atuais políticas de escola, do currículo e dos efeitos que produzem na educação dos jovens; ora se encontram olhares que iluminam e tornam mais inteligíveis as sensibilidades identitárias inerentes à profissionalidade docente, em contexto de mudança estatutária.

Incluem-se neste livro contribuições de natureza diversa. Umas perspetivam e examinam os princípios, finalidades e valores que respeitam à escola enquanto espaço social e multicultural, às práticas curriculares e à cidadania. Outras questionam os contextos políticos e sociais que têm ocasionado mudanças polémicas na educação, mas também na (re)construção da identidade profissional dos professores. Encontram-se, ainda, trabalhos de investigação empírica sobre diferentes campos de ação das escolas e dos professores: direitos dos alunos, significações de ordem ética, social e política dos professores, fatores de (in)satisfação, de motivação e modos de ser professor nos tempos que hoje se vivem nas escolas, nas famílias, na sociedade em geral. Emergem, assim, configurações de significações múltiplas, lógicas interaccionais com colegas, com os alunos e com a escola, nas quais perpassam intencionalidades, valores e práticas diferenciais de profissionalidade.
No seu conjunto, trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos com interesses múltiplos. Para os estudiosos dos fenómenos da educação e das mudanças de escola, mas também para investigadores e estudantes de pós-graduação, não só em termos das abordagens teóricas sobre algumas das questões mais centrais às políticas educativas, mas também pelas implicações e sugestões resultantes dos estudos empíricos que se oferecem ao olhar dos leitores.
Ver Mais

DETALHES DO PRODUTO

A escola como espaço social
de Aline Seiça, Ana Maria Bettencourt, Feliciano Veiga, Ian Davies, Joaquim Pintassilgo, Luiza Cortesão, Maria João Mogarro, Ricardo Vieira
ISBN: 978-972-0-34325-3
Edição/reimpressão: 12-2009
Editor: Porto Editora
Código: 34325
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 244 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo

sobre Ricardo Vieira

Ricardo Vieira Doutor em Antropologia Social, Pós-doutor em Serviço Social, Agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE e Mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui Grácio, prémio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE. É, atualmente, Professor Coordenador Principal (catedrático) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Coordenador do Mestrado da ESECS-IPLeiria, "Mediação Intercultural e Intervenção Social", membro da RESMI - Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural -, Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre identidades pessoais, sociais e profissionais, histórias de vida e interculturalidade, mediação intercultural, pedagogia social, intervenção social e gerontologia social, matérias sobre as quais tem vários textos e livros publicados em Portugal e no Estrangeiro. Trabalhou em Portugal com Raul Iturra, e em França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique Saint-Martin e Marie Elisabeth Handman.
Ver Mais

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!