A Educação para a Cidadania
como dimensão transversal do currículo escolar
SINOPSE
A consciência de que a aprendizagem da cidadania passa, em grande medida, pela vivência dessa mesma cidadania nos contextos escolar e social, conduziu ao desenvolvimento, em muitas escolas, de projectos em que a centralidade dessa finalidade é claramente assumida, sendo de realçar que muitos desses projectos se desenvolvem em estreita colaboração com a comunidade.
A presente obra tem, assim, por finalidade revisitar, sob diversos ângulos, o conceito de Educação para a Cidadania e analisar a forma como ela está a ser concretizada no terreno, designadamente na sua dimensão transversal, agora que a reorganização curricular se encontra, no essencial, generalizada.
Pretende-se assim promover o diálogo entre a reflexão teórica sobre as recentes opções curriculares e suas implicações nos sentidos atribuídos à Educação para a Cidadania e a apresentação de um conjunto de experiências e projectos desenvolvidos ou em desenvolvimento nas escolas.
Colecção EDUCAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
Tem como objectivo dar a conhecer trabalhos de investigação empírica e de reflexão teórica produzidos nas ciências de educação, com especial relevância para a prática profissional dos professores. É dirigida a todos os que se interessam pelos problemas da escola.
Assumindo que teoria e prática devem surgir sempre interligadas, pretende-se estabelecer um verdadeiro diálogo entre ambas de modo a contribuir para uma acção mais esclarecida e mais reflexiva por parte de todos os actores implicados no processo educativo.
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A Educação para a Cidadania
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