A Autonomia da Classe Docente
Livro 18
SINOPSE
Efectivamente, trata-se de conceitos com uma larga aceitação que podem servir para encobrir algumas pretensões pouco claras ou, inclusivamente, e dependendo do seu utilizador, interesses contraditórios.
A autonomia profissional pode ser interpretada como uma exigência dos professores para obterem maiores níveis de independência nas suas decisões, menor controlo burocrático por parte das administrações públicas; mas também, e praticamente perante idênticos argumentos, servirá ainda para reclamar uma menor intervenção das famílias e da sociedade em geral num assunto que deve ser resolvido exclusivamente por profissionais.
Por outro lado, valendo-se desta mesma expressão, os poderes públicos começam actualmente a renunciar à assunção das suas responsabilidades políticas em matéria de educação, transferindo-as para os docentes que, a partir da sua individualidade e dos seus estabelecimentos de ensino isolados, devem dar resposta às necessidades educativas dos alunos e aos interesses (variados, mas também desiguais) das famílias.
Como resposta a esta aparente confusão e a todos quantos se interessam por este assunto, este livro pretende abordar o verdadeiro significado educativo que deveria ter essa tão propalada autonomia profissional, demonstrando as deformações ideológicas a que o seu uso está sujeito e, ao mesmo tempo, resgatando um genuíno significado que não pressuponha qualquer corporativismo de carácter profissional, no qual se nega a intervenção social na educação, nem tão-pouco o abandono político da classe docente e das escolas.
Colecção Ciências da Educação - Século XXI
Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.
Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.
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