Mário Cordeiro
Os amigos, para as crianças, representam a segurança de que são amadas e que têm também objetos e alvos para o seu amor. Obrigam a prescindir de parte da vertente egoísta da pessoa, a fazer sacrifícios e a partilhar, e ter sentimentos “vivos”, como a alegria ou a tristeza, a realização e, quantas vezes também, a desilusão.
Manuela Queirós
Não podemos ignorar que a aprendizagem, também para os pais e para as mães, assenta na construção de conhecimento, na tomada de decisão de pôr as ideias em prática. É fundamental que os pais e mães aprendam propostas práticas para desenvolver a inteligência emocional dos seus filhos.
Mário Cordeiro
Será que as crianças mentem? Será que seres supostamente tão inocentes e ingénuos têm a habilidade, o engenho e a premeditação suficientes para mentir?
Porto Editora
E se todos começássemos a encarar o fracasso não como algo que nos afunda, mas como algo que nos ajuda a LEVANTAR: uma informação que nos ajuda a dar o próximo passo?
Maria Natália Cabral
É preciso que, cada vez mais, cada família possibilite aos adolescentes um espaço de decisão autónomo em relação ao seu futuro e que cada escola reflita sobre o tipo de jovens que está a pretender formar.
Adriana Campos
No final do 11.º e 12.º anos, os estudantes que frequentam os cursos científico-humanísticos têm de realizar obrigatoriamente quatro exames, sendo dois deles após a finalização do 11.º ano e os outros dois após o 12.º. Os resultados são introduzidos numa fórmula e ditarão, em grande parte, o acesso ao Ensino Superior. Resta acrescentar que embora o peso dado aos exames varie de faculdade para faculdade a maioria atribui-lhes 50%. Um valor tão elevado irá, certamente, contribuir para o aumento da ansiedade neste período.