«A apaixonante história de uma família ao longo de quatro gerações. Uma maravilha.», afiança a revista The Bookseller sobre A Casa dos Galos. Livro de memórias e romance com traços de policial, a obra de Victoria Belim é uma viagem envolvente à complexa história de um país. O título evoca o majestoso edifício que durante décadas serviu de sede dos serviços secretos e onde ainda permanecem os temíveis arquivos do KGB. A autora recorda-se bem do terror que a bisavó sentia só de pensar em percorrer aquela rua. Agora, Victoria Belim atreve-se a penetrar numa densa teia de segredos, omissões, calúnias e receios para desvendar um mistério familiar com mais de 90 anos.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 20 de abril.
A 5 de maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, a autora será convidada do festival Lisboa 5L, numa conversa com Cândida Pinto, sob moderação da jornalista Isabel Lucas.
«Chorar um lugar é ainda mais difícil do que chorar uma pessoa. Perder um ente querido é uma parte trágica mas inevitável da experiência humana, mas a guerra não o é. Ao ver os nossos lugares de referência mergulhados na violência, sentimos pesar por nós tal como éramos antes e questionamos aquilo em que nos tornámos.»
Victoria Belim
SOBRE O LIVRO
A Casa dos Galos
Em 2014, os marcos da geografia pessoal de Victoria Belim sucumbem às mãos da Rússia. A sua cidade natal, Kiev, é dominada por protestos e alvo de repressão violenta. A Crimeia, para onde Victoria fora mandada estudar a fim de evitar a radiação do desastre nuclear de Chernobyl, foi invadida. Kharkov, onde a sua avó Valentina estudou Economia e se apaixonou; Donetsk, onde o seu pai trabalhou; e Mariupol, onde ela e a mãe compraram uma cerejeira para plantar no jardim, tornaram-se campos de batalha. Em plena guerra, e mesmo tendo-se naturalizado cidadã americana, Victoria Belim – então a viver em Bruxelas – regressa ao país de origem para conhecer mais profundamente as suas raízes e investigar o desaparecimento de um tio-avô durante a década de 1930. O que lhe aconteceu, por que motivo sabem tão pouco sobre ele e porque é que a avó, Valentina, a avisa de que nunca é boa ideia perturbar o silêncio do passado? Leitura compulsiva e comovente, A Casa dos Galos conta a história de uma família e do passado de um país, mas é, sobretudo, a narrativa lúcida do seu perigoso presente.
SOBRE A AUTORA
Victoria Belim
Nasceu na Ucrânia, cresceu nos EUA e vive atualmente em Bruxelas, onde é tradutora de literatura persa e jornalista, tendo publicado no The Financial Times, The New York Times Magazine, ELLE e Marie Claire, entre outros. Este é o seu primeiro livro.
2023-04-19