2019-02-19

Um retrato de Marcelo – Presidente todos os dias

Felisbela Lopes e Leonete Botelho analisam os três anos da Presidência de Marcelo Rebelo de Sousa e os seus efeitos na esfera política nacional e internacional.

Partilhar:

No dia 28 de fevereiro, a Presidência da República de Marcelo Rebelo de Sousa é analisada em Marcelo – Presidente todos os dias, livro de Felisbela Lopes e Leonete Botelho.



Após vencer as eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou ao país como iria exercer o seu mandato. Sem qualquer aparato protocolar ou de segurança, deslocou-se a pé para a cerimónia de tomada de posse, na Assembleia da República.

Nas vésperas da comemoração do terceiro aniversário desta data – dia 9 de março –, este livro revela a influência de Marcelo Rebelo de Sousa no país político e também nos assuntos internacionais, a partir de dezenas de entrevistas a jornalistas, amigos, staff presidencial e personalidades como Eduardo Ferro Rodrigues ou Luís Marques Mendes.

Sem fugir às histórias que sustentam a imagem de homem de afetos, sempre pronto para uma das famosas selfies ou para um abraço de conforto em situações difíceis, Felisbela Lopes e Leonete Botelho fazem um retrato rigoroso da personalidade, ações e também das motivações de Marcelo Rebelo de Sousa, contando ainda episódios inéditos, menos conhecidos e outros tantos caricatos.


APRESENTAÇÕES



A primeira apresentação de Marcelo – Presidente todos os dias acontece no dia 7 de março, na livraria Fnac do Chiado (Lisboa), a partir das 18:30. Uma sessão muito especial, em que Carlos Andrade, António Lobo Xavier, José Pacheco Pereira e Jorge Coelho, habituais comentadores do programa Circulatura do Quadrado, analisam a atualidade política e os três anos de presidência de Marcelo Rebelo de Sousa.

No Porto, a Bertrand do Shopping Cidade do Porto (no Bom Sucesso) recebe o lançamento da obra no dia 14 de março, também às 18:30. Dois conselheiros de Estado, Francisco Louçã e Luís Marques Mendes, são os apresentadores convidados de Felisbela Lopes e Leonete Botelho.


SOBRE O LIVRO



«Personalidade de inteligência fulgurante, Marcelo Rebelo de Sousa tem sabido introduzir no exercício da Presidência da República uma proximidade e um sentido de afeto que só valorizam essa magistratura.»
António Guterres

«Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente de um tempo novo. Este livro retrata-nos esse Presidente e o papel decisivo que tem assumido na recuperação da confiança dos Portugueses nas instituições democráticas (…).»
Eduardo Ferro Rodrigues

«Marcelo Rebelo de Sousa consegue pôr-se no lugar dos outros, exercício indispensável se se quer alertar consciências e falar em nome de quem não tem voz. Mais do que da simpatia, eu chamar-lhe-ia o Presidente da empatia.»
Catarina Furtado


SINOPSE


Poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. Com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos.

Este Presidente é a prova de como os afetos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional.

Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.


AS AUTORAS



Felisbela Lopes

É Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, onde foi Pró-Reitora entre 2009 e 2014. Ensina e desenvolve investigação no campo do Jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação e no CECS. É autora de dezenas de artigos científicos e de vários livros, entre os quais Jornalista: profissão ameaçada (Alêtheia Editores, 2015), Vinte Anos de Televisão Privada em Portugal (Guerra & Paz, 2012), A TV do Real (Minerva, 2008), A TV das Elites (Campo das Letras, 2007), A TV do Futebol (Campo das Letras, 2006) e O Telejornal e o Serviço Público (Minerva, 1999). É comentadora residente da RTP e colunista do Jornal de Notícias.


Leonete Botelho

Licenciada em Direito e com pós-graduação em Direito da Comunicação, é grande repórter no Público, onde tem como função principal a cobertura da Presidência da República praticamente desde o início do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. Foi editora das secções de Política (2009-2016) e de Sociedade (2003-2006) e repórter parlamentar entre 2006 e 2009. É presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista no triénio 2019-2021.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK