2021-10-14

Quatro motivos para ir ao FOLIO

Richard Zimler, Ana Luísa Amaral, Daniel Innerarity e Ilja Leonard Pfeijffer são os autores do Grupo Porto Editora que participam no FOLIO 2021, a decorrer em Óbidos, entre 14 e 24 de outubro. 

Partilhar:

Nascido em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque, mas radicado em Portugal há mais de 30 anos, um dos protagonistas no primeiro sábado do Festival Literário Internacional de Óbidos é Richard Zimler, participando numa conversa sobre o tema "A pertença no estrangeiro". Pelas 21:00, o autor de Insubmissos (Porto Editora, 2020) partilhará experiências com Jung Chang, numa conversa moderada por Ana Daniela Soares.

A 22 de outubro, Ana Luísa Amaral – cujo novo livro de poemas inéditos, Mundo, acaba de chegar às livrarias numa edição da Assírio & Alvim – debaterá o tema "Família". Pelas 21:00, a autora agraciada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana estará à conversa com Amalia Bautista. A moderação ficará a cargo de Inês Fonseca Santos.

No dia seguinte, o "Fim das democracias" inspira o diálogo entre Daniel Innerarity e Ece Temelkuran, com condução de Ricardo Alexandre e início às 21:00. Considerado um dos 25 grandes pensadores da atualidade, o catedrático de Filosofia Política e Social, investigador Ikerbasque na Universidade do País Basco e diretor do Instituto de Gobernanza Democrática, aproveitará a oportunidade para expor alguns dos fundamentos do seu novo livro, Uma Teoria da Democracia Complexa (Ideias de Ler, 2021).

Por fim, a 24 de outubro, em estreia absoluta em Portugal, o holandês Ilja Leonard Pfeijffer conversa com Davide Enia, sob moderação de Cândida Pinto. "Uma Europa de migrantes" é o tópico a debater a partir das 12:00 pelo autor do bestseller Grand Hotel Europa, título inaugural da coleção Contemporânea (Livros do Brasil), onde se abordam questões como o turismo de massas, a globalização e as crises migratórias, numa reflexão sobre o passado e o destino do Velho Continente.



PROGRAMA

16 outubro, 21:00
MESA 5 | A pertença no estrangeiro
Richard Zimler conversa com Jung Chang. Moderação: Ana Daniela Soares
TENDA VILA LITERÁRIA

22 outubro, 21:00
MESA 10 | Família
Ana Luísa Amaral conversa com Amalia Bautista. Moderação: Inês Fonseca Santos
TENDA VILA LITERÁRIA

23 outubro, 21:00
MESA 13 | Fim das democracias
Daniel Innenarity conversa com Ece Temelkuran. Moderação: Ricardo Alexandre
TENDA VILA LITERÁRIA

24 outubro, 12:00
MESA 14 | Uma Europa de migrantes
Ilja Leonard Pfeijffer conversa com Davide Enia. Moderação: Cândida Pinto
TENDA VILA LITERÁRIA