2023-03-13

O descompasso entre corpo e mente

Porto Editora publica Dor fantasma, do autor brasileiro Rafael Gallo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022. «Uma leitura que prende. Absolutamente», afiança Pilar del Río.

Partilhar:

A perfeição todos os dias, uma e outra vez. É esse o lema, a obsessão, a angústia do protagonista de Dor fantasmapianista virtuoso, Rômulo Castelo vê, de um dia para o outro, a sua vida descarrilar irremediavelmente, deixando um vazio que põe a descoberto todos os outros vazios: «a dor do imenso nada», «esse ruído contínuo sem sons», o descompasso entre corpo e mente, entre o que se perdeu e o que está presente. Estreia em Portugal do escritor paulista Rafael Gallo, este é um livro sobre um eterno desafinado, no peito de quem não bate, nem nunca bateu, um coração.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de março. Terá publicação simultânea no Brasil pela Globo.

O lançamento da obra realiza-se a 22 de março, pelas 18h30, na Fundação José Saramago em Lisboa, numa cerimónia com a participação de Pilar del Río e Guilhermina Gomes, presidente do júri do PLJS, que prestará homenagem a Nélida Piñon. O autor estará à conversa com Bruno Vieira Amaral e Luís Caetano (Antena 2), responsável pela locução do audiolivro de Dor fantasma, brevemente disponível.

A 23 de março, às 18h30, será a vez de a Livraria Bertrand do Shopping Cidade do Porto acolher a apresentação da obra, tendo como convidado o jornalista João Gobern. As leituras ficarão a cargo do ator e encenador Rui Spranger.

Conheça o livro nas palavras do autor:
 


SOBRE O LIVRO

Dor fantasma
Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, dedica-se inteiramente a buscar a perfeição na sua arte e, todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos. Por trás da porta blindada, que também o distancia de um casamento problemático e de um filho que jamais corresponderá aos seus ideais de excelência, ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecer a sua genialidade ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor. A vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, incapaz de se reinventar na adversidade, Rómulo vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo. Partitura de dor, este romance de Rafael Gallo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022, vem dar a conhecer ao público português um autor que promete deixar a sua marca na literatura contemporânea.


ELOGIOS DO JÚRI

«Romance inquietante com música dentro, e também dor e desespero. A ânsia de alcançar a perfeição cruza-se com todas as fragilidades humanas. Uma leitura que prende. Absolutamente.»
Pilar del Río

«A mão de Rafael Gallo […] é mão cirúrgica, aplicando incisões seguras e sábias, é mão de pintor, na pincelada criativa e intencional, é mão de maestro segurando a batuta e guiando a orquestra num crescendo de som e fúria a culminar no magistral desenlace do romance.»
Bruno Vieira Amaral

«Uma escrita e uma história que carregam dor, mas também ironia e uma certa alegria que paira, apesar de tudo, por ali, como um outro fantasma, benigno, na sala.»
Gonçalo M. Tavares

« Dor Fantasma é um belíssimo romance […]. O cruzamento entre a música, a literatura e a fragilíssima condição humana (representada, neste livro, pelo atavismo) é absolutamente brilhante.»
João Tordo

«Estamos em presença de um texto seguro, que guia quem lê por caminhos que provocam diversas reflexões contemporâneas e de todos os tempos, como é o caso do contraste entre o humano e a arte, entre a imperfeição e o ideal.»
José Luís Peixoto

«Rafael Gallo tem um enorme talento, uma grande experiência narrativa e, sem dúvida, ele é um herdeiro das portas da imaginação, que Homero abriu.»
Nélida Piñon

«O livro de Rafael Gallo é brilhante. Este romance é ele mesmo educado, no sentido em que as feras podem ser eruditas na sua própria caçada, no rigor de sua mordida, no exercício de seus temores.»
Valter Hugo Mãe


SOBRE O AUTOR

Rafael Gallo
Nasceu e vive em São Paulo, no Brasil, onde publicou o romance Rebentar (2015), vencedor do Prémio São Paulo de Literatura, e Réveillon e outros dias (2012), livro de contos vencedor do Prémio Sesc de Literatura. Tem ainda diversos textos em antologias e coletâneas, incluindo publicações em países como França, Estados Unidos, Cuba, Equador e Moçambique. Com Dor fantasma, foi laureado vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022.

 

 

 

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!